Choupana Hills vai ser reabilitado pelas mãos da Lux Hotels

Hotel foi destruído pelas chamas nos incêndios que assolaram a Madeira em 2016. Foi agora comprado pela cadeia portuguesa Lux Hotels, para ser reabilitado.

A cadeia portuguesa Lux Hotels acaba de adquirir o hotel Choupana Hills Resort & Spa, no Funchal, depois de este ter sido destruído pelos incêndios que assolaram aquela ilha em 2016. A unidade hoteleira vai ser agora reconstruída para regressar à atividade.

Era um dos hotéis mais conceituados da Madeira, tendo sido considerado o melhor Boutique Hotel da Europa. Esta unidade de cinco estrelas contava com 62 unidades de alojamento, mas acabou com as zonas comuns destruídas pelas chamas em 2016, escapando apenas o SPA e 40 bungalows, de acordo com as notícias que foram publicadas naquele ano.

Choupana Hills Resort & Spa, FunchalD.R.

O imóvel estava nas mãos de vários bancos e acabou por ser recentemente vendido à cadeia portuguesa Lux Hotels, numa operação assessorada pela Cushman & Wakefield, refere um comunicado enviado esta segunda-feira pela consultora imobiliária, sem ser revelado o valor do negócio. O hotel será agora reconstruído para ser colocado novamente a funcionar para fins turísticos.

A Lux Hotels nasceu em 1989 com a abertura do Lux Mundi, em Fátima. Está hoje presente no Porto, Leiria, Lisboa e Évora, num total de oito unidades hoteleiras, às quais se soma agora o Choupana Hills Resort & Spa, marcando a estreia do grupo naquele arquipélago.

“A conclusão desta operação reforça a confiança que os agentes do setor turístico depositam na recuperação do mercado e em concreto na já evidente recuperação do destino Madeira. Trata-se de um primeiro passo para devolver ao destino um dos seus produto mais icónicos“, diz Gonçalo Garcia, Associate e diretor de Hospitality da Cushman, citado em comunicado.

Investimento de 24 milhões acaba em insolvência

O Choupana Hills Resort & SPA foi inaugurado a 17 de março de 2002, num investimento de cerca de 24 milhões de euros, financiado pelo Turismo de Portugal, mas também por uma série de bancos. Na altura pertencia a um grupo de empresários madeirenses, liderado por Filipe Machado dos Santos, de acordo com o Diário de Notícias da Madeira.

Contudo, no final de 2010, as contas começaram a agravar-se, dando origem a plano de redução de custos que incluiu cortes de pessoal, mas que se mostrou insuficiente. O hotel acabou por ser colocado à venda no mercado, mas não encontrou comprador. Em junho de 2012, o presidente da empresa Choupana Hills Resorts – Empreendimentos Turísticos anunciou que o hotel estava em processo de insolvência.

Este processo, diz o mesmo jornal, foi requerido pelo Banco Espírito Santo (BES) em representação de um consórcio dos vários bancos credores, em articulação com a administração da empresa proprietária da unidade. Entre os credores estavam o Turismo de Portugal, o BES, o BCP, o Santander, o Banif, a Caixa Leasing e Factoring, a Segurança Social e outros fornecedores. A insolvência foi declarada a 28 de janeiro de 2013.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Choupana Hills vai ser reabilitado pelas mãos da Lux Hotels

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião