Grécia avança com novas medidas em resposta à subida dos preços de energia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 20 Dezembro 2021

O primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, anunciou novas medidas para fazer face aos preços elevados da energia, incluindo novos apoios públicos aos consumidores.

O Governo grego anunciou esta segunda-feira novas medidas de apoio aos consumidores para fazer face aos elevados preços da energia, as quais incluem subsídios e a redução da fatura do gás, avança a Bloomberg (acesso livre, conteúdo em inglês).

“As novas medidas de proteção dizem respeito às famílias, empresas e agricultores e cobrem as contas de eletricidade, o custo do aquecimento a partir de eletricidade, gás e petróleo, bem como as taxas de rede do mercado regulado”, disse o primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, antes da votação do Orçamento do Estado do país para 2022.

Até ao início de dezembro, o Executivo grego já tinha atribuído um primeiro apoio que chegou aos 620 milhões de euros. Como uma descida dos preços da energia deverá chegar mais tarde do que inicialmente previsto, Kyriakos Mitsotakis já disse que estenderá esta ajuda até dezembro e, se necessário, até ao início do próximo ano.

Apesar da pressão dos preços da energia, Mitsotakis disse que a estimativa do seu Governo para o crescimento de 6,9% em 2021 era “conservadora”, com a atual expansão económica já acima do nível pré-pandémico.

No Conselho Europeu da última semana, o primeiro-ministro grego instou a Comissão Europeia a avaliar todas as opções para responder ao aumento dos preços da energia, depois de, em outubro, ter exortado a União Europeia a explorar o mercado de carbono do bloco comunitário para obter receitas adicionais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grécia avança com novas medidas em resposta à subida dos preços de energia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião