Número de passageiros nos aeroportos só 30% abaixo dos níveis pré-pandemia

Aeroportos nacionais receberam cerca de quatro milhões de passageiros em outubro, naquele que foi o mês mais próximo dos níveis pré-pandemia.

Os aeroportos nacionais receberam cerca de quatro milhões de viajantes em novembro, o equivalente a uma subida de 180,6% face ao mesmo mês do ano passado, marcado pelas restrições da pandemia. Os dados publicados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que o setor do transporte aéreo continua cerca de 30% abaixo dos níveis pré-Covid, mas que outubro foi o mês mais próximo da antiga “normalidade”.

Em outubro, aterraram nos aeroportos nacionais 15,8 mil aeronaves em voos comerciais, mais 63,2% do que no período homólogo, que transportaram cerca de quatro milhões de pessoas. No que diz respeito ao movimento de carga e correio nos aeroportos nacionais, foram transportadas 18,1 mil toneladas, mais 27,5% do que em outubro do ano passado, mês em que a pandemia persistia no país.

Aeronaves aterradas e passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais até novembro.INE

Entre janeiro e outubro de 2021, comparando com o mesmo período de 2020, foram movimentados 19,8 milhões de passageiros, o equivalente a uma subida de 18,6%. O aeroporto de Lisboa movimentou 45,2% do total de passageiros (8,9 milhões) e registou um aumento de 6,8%. Seguiu-se o aeroporto do Porto com 4,5 milhões de passageiros e Faro com 3,5 milhões.

Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais entre janeiro e outubro de 2021, França continuou a ser o principal país de origem e de destino dos voos (cerca de 1,5 milhões de passageiros), seguida do Reino Unido e da Alemanha. O INE destaca que, desde janeiro, a Suíça registou o maior crescimento no número de passageiros embarcados e desembarcados (+25,6% e +20,9%, respetivamente), apesar de ocupar a 5.ª posição.

(Notícia atualizada às 11h32 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Número de passageiros nos aeroportos só 30% abaixo dos níveis pré-pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião