Bruxelas propõe exigir testes PCR nas viagens para a UE

Bruxelas recomendou a todos os Estados-membros que exijam a apresentação de dois testes PCR à Covid-19 para todos os viajantes que cheguem à União Europeia.

A presidente da Comissão Europeia recomendou que todos os viajantes que entrem na União Europeia (UE) sejam obrigados a fazer testes PCR, avança a Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês). Proposta foi apresentada esta quinta-feira na reunião da cúpula em Bruxelas.

Em causa está a recomendação de exigência de apresentação de dois testes PCR à Covid, sendo que um seria feito antes da partida e outro após a chegada a território europeu, segundo fontes ligadas ao processo. Não obstante, Bruxelas abre a porta a que os Estados-membros implementem regras específicas.

A ideia é manter alguma uniformidade nas regras aplicadas por cada país, isto apesar de muitos países europeus já exigirem um teste negativo a passageiros provenientes de países terceiros.

Esta medida surge também numa altura em que diversos países europeus reforçam as medidas de controlo da pandemia, exigindo teste negativo à Covid para viagens aéreas, independentemente do estado vacinal do passageiro e de ser ou não cidadão europeu. É o caso de Portugal, que foi pioneiro na medida, seguindo-lhe também já Itália e Grécia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas propõe exigir testes PCR nas viagens para a UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião