ECO do Dinheiro. Que preços sobem em 2022?

  • ECO
  • 21 Dezembro 2021

Eletricidade, rendas ou portagens sobem no próximo ano, com o Banco de Portugal a prever o dobro da inflação no próximo. Veja o vídeo e saiba quais os aumentos que já se conhecem.

  • Com o novo ano veem novos preços e 2022 não será exceção. Veja o vídeo:

Com o novo ano veem novos preços e 2022 não será exceção. As rendas, que não aumentaram este ano, vão ser atualizadas em 0,43% em 2022, refletindo a inflação sem a habitação, calculada pelo INE.

Também a eletricidade vai ficar mais cara. Apesar de a ERSE ter decretado uma descida de 3,4% nas tarifas no mercado regulado a partir de janeiro, este ano já existiram dois aumentos. O que significa, na prática, que em 2022 os consumidores vão estar a pagar mais 0,2% do que no início deste ano.

No mercado livre os preços também sobem. A EDP Comercial vai atualizar as tarifas em 2,4% e Galp estima que os consumidores vão pagar mais 2,7 euros por mês.

Passar nas portagens também vai pesar mais na carteira. Os preços são atualizados em 1,83% a partir de janeiro. O mesmo acontece nas pontes sobre o Tejo.

Bens alimentares, como carne, pão ou hortaliças estão a ficar mais caros devido ao elevado preço do petróleo, mas também das matérias-primas ou até dos adubos usados na agricultura.

O Banco de Portugal prevê, de resto, que a taxa de inflação média será de 1,8% em 2022. O dobro da que prevê para este ano.

Nem tudo sobe. Os passes mensais dos transportes públicos na Grande Lisboa vão continuar a custar o mesmo em 2022. O Navegante Municipal e Navegante Metropolitano manterão o preço.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ECO do Dinheiro. Que preços sobem em 2022?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião