Portugal já fez 24 milhões de testes à Covid-19 desde o início da pandemia

Em apenas sete dias, o país voltou a ultrapassar a marca de um milhão de testes Covid-19. Entre 1 e 20 de dezembro, foram realizados cerca de 133 mil testes por dia.

Já foram realizados em Portugal mais de 24 milhões de testes à Covid-19 desde o início da pandemia, avançou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

“Portugal alcançou, dia 20 de dezembro, um total de 24.056.249 milhões de testes à Covid-19 realizados desde o início da pandemia”, lê-se num comunicado.

Deste total, cerca de 16 milhões foram testes PCR e cerca de 8,1 milhões foram testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional.

Em apenas sete dias, o país voltou a ultrapassar a marca de um milhão de testes, dos quais mais de 740 mil (69%) foram TRAg de uso profissional. Estes dados não incluem os autotestes.

Entre 1 e 20 de dezembro, realizaram-se perto de 2,7 milhões de testes de diagnóstico à Covid-19, com uma média diária de quase 133 mil testes. Destes, cerca de 870 mil foram TAAN/PCR e perto de 1,8 milhões foram TRAg de uso profissional.

Desde o início do mês, Portugal registou números de testagem diária superiores a 100 mil testes em 15 dos 20 dias já contabilizados, sendo o dia 17 de dezembro aquele em que, até à data, mais testes foram realizados desde o início da pandemia: 227.284.

O Governo anunciou no Conselho de Ministros extraordinário que vai alargar o regime excecional de comparticipação de testes rápidos de antigénio à Covid de quatro para seis testes por utente, por mês.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal já fez 24 milhões de testes à Covid-19 desde o início da pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião