Metro de Lisboa arranca obras de expansão no Campo Grande

A empresa pública já consignou a empreitada relativa à expansão da rede na capital com o consórcio formado pela Teixeira Duarte e pela Somafel. Contrato vale 19,5 milhões de euros, acrescido de IVA.

O Metropolitano de Lisboa (ML) formalizou esta quarta-feira, o início dos trabalhos para a construção de dois novos viadutos sobre a Rua Cipriano Dourado e sobre a Av. Padre Cruz, na zona do Campo Grande, e que preveem também a ampliação dessa estação para Nascente.

O auto de consignação dos trabalhos relativos ao chamado Lote 3, no âmbito da expansão da rede, foi assinado com o consórcio formado pela Teixeira Duarte e pela Somafel. O contrato no valor de 19,5 milhões de euros (mais IVA) e prazo de execução de 698 dias recebeu visto prévio do Tribunal de Contas e foi submetido à Agência Portuguesa do Ambiente.

O Plano de Expansão do Metro de Lisboa prevê o prolongamento da linha em mais dois quilómetros, ligando o Rato ao Cais do Sodré com duas novas estações (Estrela e Santos) e criando assim uma nova linha verde, um anel circular no centro da capital, com inauguração prevista para 2024.

“Além de servir áreas da cidade anteriormente sem rede de metro, reforça a oferta dos atuais e potenciais utilizadores de transporte coletivo que se deslocam entre Lisboa e Cascais, na margem Norte da Área Metropolitana de Lisboa, e entre Lisboa e Almada/Seixal/Montijo, por estes concelhos disporem de ligações diretas ferroviárias e fluviais ao Cais do Sodré”, aponta a empresa pública, em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Metro de Lisboa arranca obras de expansão no Campo Grande

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião