Perspetiva de acordo alivia juros da dívida grega

Os juros da dívida grega estão a descer depois de uma reunião do Eurogrupo ter trazido um tom otimista para a situação do país. A Grécia comprometeu-se com novas medidas e os credores gostaram.

As obrigações gregas a dois anos estão a valorizar, traduzindo-se numa queda acentuada nas taxas exigidas pelos investidores para comprar dívida grega perante a perspetiva de que haja um novo acordo com os parceiros europeus muito em breve. Essa indicação foi dada esta segunda-feira na reunião do Eurogrupo, um encontro entre os ministro das Finanças da União Europeia que precede o Conselho dos Assuntos Económicos e Financeiros (ECOFIN). Foi aí que o Governo grego se comprometeu em adotar mais medidas para cumprir os objetivos orçamentais.

A Grécia está perto de chegar novamente a acordo com os credores depois do Eurogrupo se ter mostrado otimista com os progressos gregos. Até o quase sempre crítico ministro das Finanças alemão fez declarações em tom otimista: “Acredito que as instituições vão encontrar uma posição conjunta e que chegaremos hoje ao momento em que a missão pode regressar a Atenas para obtermos resultados”.

O efeito da confiança dos credores na Grécia nota-se esta terça-feira nos mercados obrigacionistas. Os juros da dívida grega a dois anos estão a aliviar 1,5 pontos percentuais para os 7,973%. No final da semana passada, os juros com a mesma maturidade tinham chegado a superar a barreira dos 10%. Apesar desta melhoria, a pressão sobre a dívida grega por causa do diferendo com os credores deixa os juros longe de baixar dos 7%, valor que tinha sido atingido no final do ano passado.

A visão positiva foi dada também por Jeroen Dijsselbloem. O presidente do Eurogrupo, órgão que junta os ministros das Finanças da Zona Euro, afirmou que o FMI está “muito disposto a participar no programa”, com a exigência, que se mantém há muito, de que sejam implementadas reformas mais profundas em áreas como o mercado do trabalho e as pensões.

Contudo, o Fundo Monetário Internacional saudou as cedências feitas pela Grécia para sair do impasse com os credores e avançar no programa de assistência financeira, mas advertiu que são necessários “mais avanços”. “Nesta base, aceitámos o reenvio da missão” (com representantes dos credores) ao país, indicou o FMI num curto comunicado. Mais avisou: “São necessários mais progressos para resolver as divergências sobre outras questões importantes e é ainda muito cedo para se especular sobre a perspetiva de se chegar a acordo durante a missão”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Perspetiva de acordo alivia juros da dívida grega

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião