Rio tem cerca de 100 nomes para potencial futuro Governo
O líder do PSD quer um Governo mais pequeno, de 15 a 16 ministérios, e já tem nomes pensados para cada pasta. Rio admite divulgar alguma coisa durante a campanha eleitoral, antes de 30 de janeiro.
Rui Rio já tem na cabeça quais são os ministros e os secretários de Estado que quererá num potencial Governo do PSD, caso vença as eleições de 30 de janeiro e consiga viabilizar o programa do executivo no Parlamento. O líder social-democrata tem uma mini base de dados com o currículo de nomes ministeriáveis, tanto vindos da sociedade civil como do partido, de acordo com o Público deste domingo.
No caso do ministério da Presidência, de caráter mais político, é certo que ficará com uma figura do PSD com ligações ao aparelho partidário. Também os ministérios dos Negócios Estrangeiros, Justiça e Administração Interna poderão ser liderado por “gente grisalha” do partido, nota fonte social-democrata ao jornal, especulando-se se Paulo Rangel, adversário de Rio nas últimas diretas, possa ocupar a pasta do MNE.
Nas áreas económicas já há nomes em cima da mesa: Joaquim Miranda Sarmento, presidente do Conselho Estratégico Nacional (CEN) do PSD e candidato a deputado, para o Ministério das Finanças — “O doutor Miranda Sarmento, como outras [pessoas] que me rodeiam, tem a possibilidades de ser”, disse Rio recentemente em entrevista à RTP, e Hugo Carneiro, deputado e secretário-geral-adjunto do PSD, para o Ministério da Economia. Carneiro rejeitou comentar essa hipótese, referindo estar focado na campanha e apenas dizendo que o futuro “a Deus pertence”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rio tem cerca de 100 nomes para potencial futuro Governo
{{ noCommentsLabel }}