Com a pandemia famílias gastam 26% do orçamento com contas da casa

Segunda fatia mais importante das despesas (14,8%) é com a alimentação e bebidas não alcoólicas. Mobiliário e equipamentos domésticos representam 6% dos gastos.

Cerca de um quarto das despesas das famílias, em 2020, foram feitas com a casa, água, gás e eletricidade, um aumento de 2,2 pontos percentuais face ao ano anterior. E, em ano de pandemia, as famílias europeias forçadas a ficar em casa aumentaram também os gastos com a alimentação e com o mobiliário, revela o Eurostat esta segunda-feira.

Com o confinamento e as restrições à mobilidade impostas para atentar conter os avanços da pandemia, 25,7% das despesas das famílias são destinadas à renda/prestação da casa, água, eletricidade, gás e outros combustíveis.

A segunda fatia mais importante das despesas (14,8%) é com a alimentação e bebidas não alcoólicas, que também aumentou 1,8 pontos percentuais face ao ano anterior. O mobiliário e os equipamentos domésticos surgem em terceiro lugar neste ano de pandemia, ao representar 6% dos gastos, num aumento de 0,5 pontos percentuais face ao ano anterior.

Despesas das famílias, por categoria, na União Europeia, em 2020

Fonte: Eurostat | Valores: Percentagem do total de despesas.

De acordo com o Eurostat, as restrições também tiveram impactos noutras rubricas, como por exemplo nos gastos em restaurantes e hotéis, que caíram 2,7 pontos percentuais, transportes (-1,5 p.p.) e lazer e cultura (-0,9 p.p.) — atividades que mais sofreram com a pandemia e que tiveram de ser apoiadas para sobreviver. Ainda assim, apesar das quebras, estas categorias representam, respetivamente, 6%, 11,6% e 7,8% dos gastos das famílias em 2020.

Em termos gerais, as famílias reduziram as suas despesas face ao ano anterior. Nos 27 Estados-membros, as despesas gerais caíram 7,8% e na Zona Euro 8,3%. Portugal não foi exceção, com as famílias nacionais a gastarem menos 11,7% do que no anterior. Uma quebra quase idêntica aos 11,9% registados em Itália, mas ainda assim aquém dos 15,7% de redução das despesas das famílias espanholas ou dos 16,5% das famílias gregas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Com a pandemia famílias gastam 26% do orçamento com contas da casa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião