Presidente da Polónia veta lei da imprensa que visava empresa dos EUA

  • Lusa
  • 27 Dezembro 2021

“Os contratos são para cumprir: para nós, polacos, é uma questão de honra”, defendeu o presidente polaco, Andrzej Duda.

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, vetou esta segunda-feira uma lei da imprensa que obrigaria a empresa norte-americana Discovery a abrir mão do controlo acionista da estação televisiva polaca TVN. Andrzej Duda argumentou que a lei era impopular junto de muitos cidadãos polacos e infligiria um golpe à reputação do país como um local para fazer negócios.

“Os contratos são para cumprir: para nós, polacos, é uma questão de honra”, afirmou Duda numa conferência de imprensa em Varsóvia, onde anunciou o veto. A lei, recentemente aprovada na câmara baixa do parlamento, impediria qualquer entidade não-europeia de ser proprietária de mais de 49% de emissoras de televisão ou rádio na Polónia.

Na prática, produziria efeitos sobre apenas uma empresa existente, a Discovery Inc., obrigando o proprietário norte-americano da maior estação de televisão privada da Polónia, a TVN, a vender a maioria ou mesmo a totalidade das suas participações polacas.

Para muitos, foi uma vitória da liberdade de expressão e da independência da comunicação social, num país onde as regras democráticas estão a ser desafiadas pelo Governo nacionalista.

Esperava-se igualmente que o veto fosse saudado por Washington, que tinha tentado defender o maior investimento norte-americano na Polónia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente da Polónia veta lei da imprensa que visava empresa dos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião