Wall Street sobe ligeiramente com investidores mais cautelosos

Os investidores estão cautelosos perante a evolução da variante Ómicron, mas o sentimento continua a ser positivo. Wall Street segue em alta numa das últimas sessões de 2021.

Após ter fechado em máximos na primeira sessão da última semana do ano — acumulando 69 novas sessões de recordes –, o S&P 500 volta a registar ganhos no arranque da sessão desta terça-feira. Os mercados já terão absorvido o impacto económico da variante Ómicron e parecem estar imunes, mas cautelosos, quanto aos desenvolvimentos mais recentes com o aumento de casos em vários países a ditar a imposição de mais restrições.

O S&P 500 e o Nasdaq registaram até esta segunda-feira o maior rally de quatro dias desde novembro de 2020, recuperando das quedas provocadas pela nova variante. Nesta terça-feira, caminham para mais ganhos, mas com maior cautela entre os investidores: o Dow Jones sobe 0,27%, para 36.401,29 pontos, o Nasdaq está inalterado nos 15.871,32 pontos e o S&P 500 valoriza 0,13%, para os 4.797,37 pontos.

Uma das notícias que tem influenciado a negociação esta semana é o aumento de 8,5% das vendas das empresas durante a época festiva, entre 1 de novembro de 24 de dezembro, face ao ano passado, a maior subida em 17 anos, com a ajuda do comércio eletrónico, de acordo com dados da Mastercard, citados pela CNBC.

A diferente reação dos investidores a esta variante em comparação com as anteriores, nomeadamente da Delta, pode ser explicada pelos instrumentos que já existem para lidar com a pandemia, nomeadamente a aprovação de mais medicamentos e vacinas para lutar contra a Covid-19. Além disso, a autoridade de saúde dos Estados Unidos (CDC) decidiu encurtar o período recomendado de isolamento para casos assintomáticos de dez para cinco dias.

Entre as cotadas que mais têm valorizado está a Tesla, que acumula um ganho superior a 20% durante as últimas quatro sessões. A empresa está a valorizar mais de 1% neste arranque de sessão. É também de notar a valorização da Apple que aproxima-se da marca dos três biliões de dólares — caso lá chegue, será a primeira empresa norte-americana a alcançar esse estatuto.

É expectável que o volume de negociação baixe em Wall Street nesta semana entre o Natal e o Ano Novo, o que poderá levar a uma maior volatilidade. Porém, o histórico, segundo a Reuters, é positivo: as últimas cinco sessões de dezembro e as duas primeiras sessões de janeiro registaram ganhos em 75% das ocasiões desde 1945.

Com quatro sessões para acabar o ano, só um evento catastrófico daria perdas anuais aos índices: o Dow Jones acumula uma subida de quase 20% e o S&P 500 e o Nasdaq já superam esse valor. Este é o terceiro ano consecutivo de ganhos para os índices norte-americanos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street sobe ligeiramente com investidores mais cautelosos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião