Brent aproxima-se dos 80 dólares apesar da Ómicron

Preços do petróleo já recuperaram das perdas provocadas pela incerteza da Ómicron. O barril de Brent volta à casa dos 80 dólares um mês depois de surgir nova variante.

O barril de Brent volta esta terça-feira a negociar perto dos 80 dólares, isto apesar da rápida propagação da variante Ómicron em todo o mundo. Os preços do petróleo continuam em alta, negociando em máximos de um mês, suportados por quebras na produção em alguns países e também com os investidores a anteciparem uma redução dos stocks nos EUA na última semana.

Em Londres, o contrato do Brent para entrega a 30 de dezembro valoriza 1,42%, para 79,69 dólares por barril, o valor mais elevado do último mês.

Do outro lado do Atlântico, o barril de crude para entrega a 20 de janeiro está em alta de 1,27% para os 76,83 dólares, estando a negociar também na cotação mais alta desde 24 de novembro.

Petróleo em máximos de um mês

“A impulsionar os preços estão as disrupções na produção em países como o Equador, Líbia e Nigéria e também a expectativa de uma quebra acentuada dos inventários de crude nos EUA”, explicou o analista Giovanni Staunovo, da UBS, citado pela agência Reuters.

Por outro lado, uma poll da Reuters junto dos analistas mostrou que os stocks de petróleo nos EUA deverão ter caído pela quinta semana consecutiva, enquanto os stocks de gasolina não terão registado variações na última semana.

A recuperação dos preços do “ouro negro” surge depois de um mês de quedas acentuadas devido à incerteza e aos receios com o impacto da nova variante do coronavírus Ómicron e que já forçou vários países e introduzirem restrições. Por causa do recrudescimento da pandemia em vários pontos do mundo, milhares de voos foram cancelados nos últimos dias nos EUA e na Europa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brent aproxima-se dos 80 dólares apesar da Ómicron

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião