Atena Equity Partners injeta 27 milhões na Cariano de Leiria

A sociedade de capital de risco resgatou da falência a empresa liderada por Rui Bacalhau, especialista em serviços de elevação para parques eólicos e que era detida pelo fundo Explorer.

A Atena Equity Partners anunciou esta terça-feira a concretização da capitalização da Cariano em mais de 27 milhões de euros, no seguimento da aprovação do plano de reestruturação e investimento da empresa especializada na montagem e manutenção de torres eólicas, assim como no segmento dos transportes especiais.

Após a Explorer Investments ter apresentado a empresa de Leiria à insolvência, a Atena fechou um acordo com os principais credores, “salvaguardando os postos de trabalho, know-how e recursos técnicos”. Converteu dívida em capital e passou assim a ter o controlo total, juntamente com o CEO, Rui Bacalhau.

Fundada há mais de 40 anos, a Cariano emprega cerca de meia centena de pessoas e prepara-se para fechar o exercício de 2021 com um volume de negócio de cerca de 4,5 milhões de euros, segundo a informação veiculada pela sociedade de capital de risco, que é dona da rede de clínicas dentárias Maló e que conta ainda no portefólio com o Hospital Particular de Almada, a Simi (engenharia), a Sidefarma (farmacêutica), a Prado Cartolinas da Lousã (papel) ou a Wemold (moldes).

Victor Guégués, founding partner da Atena Equity Partners

“A Cariano tem hoje uma estrutura financeira sólida o que, a par da sua equipa de excelência, lhe permitirá ter uma posição liderante neste mercado e encarar o futuro com otimismo e confiança. O crescimento do mercado de energias renováveis, o surgimento de novos segmentos e o aprofundamento das relações com os atuais clientes são catalisadores do desempenho futuro da empresa. O nosso projeto será ancorado no saber fazer, nos equipamentos distintivos e na competência técnica dos profissionais”, frisou Victor Guégués, founding partner da Atena Equity Partners.

O crescimento do mercado de energias renováveis, o surgimento de novos segmentos e o aprofundamento das relações com os atuais clientes são catalisadores do desempenho futuro da empresa.

Victor Guégués

Founding partner da Atena Equity Partners

Já o CEO da Cariano, Rui Bacalhau, sublinhou, citado numa nota de imprensa, que a empresa se “revê no ADN e no projeto da Atena”, que nesta operação teve a assessoria jurídica da Garrigues. “Somos resilientes, competentes e confiáveis. Primamos por demonstrar isso diariamente aos nossos parceiros de negócio. Somos uma empresa de grandes profissionais, que souberam e acreditaram sempre no futuro da empresa”, concluiu o gestor.

Na semana passada, a Atena Equity Partners já tinha anunciado a compra da Sidefarma – Sociedade Industrial de Expansão Farmacêutica, fundada em 1977, que atualmente emprega mais de uma centena de pessoas em Loures e deverá registar este ano um volume de negócios de 12 milhões de euros, prometendo potenciar a capacidade instalada e reforçar a equipa de gestão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atena Equity Partners injeta 27 milhões na Cariano de Leiria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião