Nestes 15 países menos de 5% da população está vacinada contra a Covid

São 15 os países com menos de 5% da população vacinada com pelo menos uma dose, estando a maioria na África Central. Apenas 8,3% da população nos países em desenvolvimento recebeu pelo menos uma dose.

São 15 o número de países com menos de 5% da população vacinada, com pelo menos uma dose da vacina, sendo que a maioria se situa na África Central, segundo dados da plataforma Our World in Data (acesso gratuito, e em inglês).

Na lista encontramos os seguintes países: Burkina Faso, Nigéria, Zâmbia, Mali, Papua-Nova Guiné, Camarões, Tanzânia, Madagáscar, Níger, Sudão do Sul, Iémen, Chade, Haiti, República Democrática do Congo e Burundi.

Burkina Faso lidera a lista com 4,52% de população vacinada, sendo este um dos países com a recente subida mais acentuada, juntamente com Mali. No fim da lista encontra-se o Burundi com 0,03% da população vacinada.

Percentagem da população com pelo menos uma dose da vacina Covid-19.

 

Os números contrastam profundamente com os dados europeus revelando uma desigualdade mundial no acesso à vacinação contra a Covid-19. Cerca de 57,4% da população mundial já recebeu pelo menos uma dose da vacina Covid. Diariamente são administradas mais de 31 milhões de doses, totalizando mais de 9 mil milhões de doses a nível mundial. Contudo, apenas 8,3% da população nos países em desenvolvimento recebeu pelo menos uma dose.

Enquanto na Europa se começa a discutir e a encomendar a quarta dose da vacina, Tedros Adhanom Ghebreyesus, da Organização Mundial de Saúde (OMS), já defendeu ser moralmente e tecnicamente errado a administração de doses adicionais enquanto uma grande parte da população mundial continua por imunizar. Para Tedros, esta desigualdade permite ao novo coronavírus “a oportunidade de circular”, favorecendo o aparecimento de novas variantes, como é o caso da variante Ómicron, com origem na África Austral.

A União Europeia (UE) e os Estados Unidos da América já se comprometeram a doar 1,7 mil milhões de doses de vacinas a países em desenvolvimento até 2022, sendo que também Portugal já doou 3,7 milhões de vacinas maioritariamente aos PALOP, de modo a mitigar este desequilíbrio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nestes 15 países menos de 5% da população está vacinada contra a Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião