Porto estende período de testagem gratuita à Covid-19 ao mês de janeiro

A autarquia liderada por Rui Moreira vai prolongar no arranque de 2022 a disponibilização de testes gratuitos à Covid-19. Veja a localização dos 18 centros de testagem no Porto.

A Câmara Municipal do Porto decidiu alargar o período de testagem gratuita à Covid-19, inicialmente previsto até ao dia 31 de dezembro, durante o mês de janeiro, devido à elevada procura por parte da população e à deterioração do contexto epidemiológico no país.

Até ao início desta semana, os 18 locais disponibilizados pelo município, em articulação com operadores do setor, já tinham realizado 78 mil testes de antigénio para a deteção da Covid-19. A autarquia tinha anunciado a disponibilização de um total de 100 mil testes até ao final do ano, para “garantir a segurança da quadra natalícia e contribuir para a manutenção da atividade económica”.

Os testes gratuitos correspondem a um investimento de cerca de um milhão de euros, realizado na íntegra pela câmara liderada por Rui Moreira. Não há limite de número de testes por pessoa nos centros montados pela autarquia, que acrescem aos seis testes que o Governo passou a comparticipar mensalmente a cada utente, a partir do Natal.

Nos últimos três dias deste ano vão estar em funcionamento apenas 12 dos 18 centros de testagem – aqueles que são operados pelos laboratórios Germano de Sousa e Unilabs. Isto porque a POC Medical Care já esgotou os testes que lhe foram destinados pelo município portuense para este período, só retomando a atividade a 1 de janeiro.

Localização dos centros de testagem gratuitos

  • Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa: Trindade (Edifício Domus), Praça D. João, Praça de Parada Leitão; Estação de Metro do Campo 24 de Agosto, Praça de Francisco Sá Carneiro (Velásquez) e Parque da Cidade (estacionamento).
  • Unilabs: Praça de Parada Leitão, Praça dos Poveiros; Rotunda da Boavista (voltada para Av. de França), Palácio de Cristal, Praça D. João I, Estação de Campanhã.
  • POC Medical Care (a partir de 1 de janeiro): Ribeira (Rua do Infante D. Henrique 85), Clérigos (Rua das Carmelitas 162, Flores (Rua das Flores 332), Praça do Marquês de Pombal, Praça Dom Afonso V (Cristo Rei) e Unidade de Testagem Móvel.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Porto estende período de testagem gratuita à Covid-19 ao mês de janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião