5 coisas que vão marcar o dia
Portugal vai atingir novo recorde nos casos diários de Covid-19? O INE divulga índices de produção industrial e BdP publica indicador das viagens e turismo da balança de pagamentos.
A pandemia continua a marcar a atualidade. Será que quinta-feira vai ser marcada por um novo recorde de casos de Covid-19? O Banco de Portugal publica o indicador preliminar das viagens e turismo da balança de pagamentos, enquanto o INE divulga os índices de produção industrial.
BdP publica indicador das viagens e turismo da balança de pagamentos
O Banco de Portugal publica esta quinta-feira o indicador preliminar das viagens e turismo da balança de pagamentos referente a novembro de 2021. Em outubro de 2021, o indicador preliminar das viagens e turismo apontou para uma aceleração das exportações e das importações das viagens e turismo relativamente a setembro. Apesar da aceleração, os valores continuam abaixo dos registados no período pré-pandemia: as exportações corresponderam a cerca de 79% e as importações correspondem a 89% dos respetivos valores observados em outubro de 2019.
Portugal vai atingir recorde no número de casos Covid-19?
A variante Ómicron continua a não dar tréguas em Portugal. Na quarta-feira o país registou mais 26.867 casos de Covid-19, um novo recorde de contágios. A ministra da Saúde alertou na terça-feira que está previsto que Portugal chegue aos 37 mil casos diário na primeira semana de janeiro.
INE divulga índices de produção industrial
O Instituto Nacional de Estatística (INE) atualiza esta quinta-feira os índices de preços na produção industrial, uma atualização estatística relativa a novembro. Em outubro, o índice de produção industrial registou uma queda homóloga de 6,7%. Esta evolução foi influenciada pelo agrupamento de energia, com uma descida de 26,1% no décimo mês do ano.
Comprar ou arrendar casa, eis a questão
O Eurostat vai divulgar informação para responder à velha pergunta: comprar ou arrendar casa? “Isto pouco depois de um retrato do Eurostat sobre a habitação na UE ter mostrado que os preços das casas e as rendas sobem há sete anos, assim como as despesas com a água, gás e luz. Em 2020, 69,7% das famílias dos Estados-membros viviam numa casa comprada, enquanto apenas 30,3% arrendavam. Portugal aparece mais ou menos a meio da tabela, acompanhando a tendência europeia, com 77,3% de proprietários e 22,7% de inquilinos.
EUA medem pulso ao mercado laboral
O Departamento do Trabalho vai divulgar o número de pedidos iniciais de subsídio de desemprego nos EUA na última semana, um indicador muito usado pelos investidores para medir o pulso ao mercado laboral. Os dados permitirão aferir o impacto do avanço da variante Ómicron na economia, e podem ter influência nos mercados de capitais. Os analistas antecipam que o número ronde os 208 mil, uma subida ligeira face à semana passada, de acordo com o portal Investing.com.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}