“Armada” de LNG dos EUA faz baixar preço da energia na Europa

Navios-tanque de gás liquefeito (LNG) dos EUA, com destino à Ásia, estão a ser desviados para a Europa e a reduzir os preços de referência de gás natural europeu.

Navios de transporte de gás natural liquefeito (LNG – sigla inglesa), dos Estados Unidos, com destino à Ásia, estão a ser desviados para a Europa de modo a colmatar a crise energética, perfazendo um número de navios-tanque já superior a 15, segundo a Bloomberg (acesso pago, e em inglês).

Com os preços da energia na Europa a atingir valores históricos, 10 navios-tanque norte-americanos com 1,6 milhões de metros cúbicos de gás rumaram à Europa, sendo que outros 20 com 3,3 milhões cúbicos estão a caminho do continente.

A notícia dos carregamentos de gás teve como reação a descida dos preços de referência do gás natural europeu. Dos primeiros 15 navios enviados, o Reino Unido, França e Espanha receberam quatro cada um, sendo que os Países Baixos, Gibraltar e Malta ficaram com um cada, existindo ainda navios adicionais com destinos não declarados.

Os terminais de exportação de gás natural liquefeito dos Estados Unidos estão a operar no limite de capacidade, após atingirem níveis recorde a 19 de dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Armada” de LNG dos EUA faz baixar preço da energia na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião