Banco Montepio vende Montepio Valor à Associação Mutualista

É uma mudança de mãos entre o banco e a Associação Mutualista, numa operação de 3,7 milhões de euros. O impacto nas contas do banco é nulo, segundo o comunicado enviado à CMVM.

O banco Montepio comunicou esta quinta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que vendeu a totalidade do capital da Montepio Valor à Associação Mutualista Montepio Geral por 3,7 milhões de euros. O impacto nas contas e nos rácios de capital do banco é nulo, segundo o que é comunicado ao mercado.

“A Caixa Económica Montepio Geral, caixa económica bancária, S.A. (“Banco Montepio”) informa que no dia 30 de dezembro de 2021 a sua participada Montepio Holding SGPS, S.A. vendeu 310.000 (trezentas e dez mil) ações ordinárias escriturais e nominativas, representativas de 100% (cem por cento) do capital social e dos direitos de voto da Montepio Valor – Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Coletivo, S.A. (“Montepio Valor”)”, anuncia o banco ao mercado.

A Montepio Valor é uma Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Coletivo (SGOIC), gerindo fundos de investimento imobiliários, que agora é vendida à Associação Mutualista Montepio Geral, que é o acionista maioritário do Banco Montepio, por 3,73 milhões de euros. Neste momento, segundo o seu site, gere ativos avaliados em 424 milhões de euros, “correspondentes a uma quota de mercado de 4,3%”.

Esta troca de mãos dentro do mesmo grupo não tem, segundo o banco, impacto nos resultados e rácios de capital: “O impacto estimado da venda da Montepio Valor, controlada a 100% através da Montepio Holding SGPS, S.A., nos resultados consolidados do Banco Montepio e nos rácios de capital é nulo“, garante.

Esta venda à casa-mãe é justificada pela simplificação da estrutura e o foco no negócio da banca. “A concretização desta operação materializa a estratégia do Banco Montepio de simplificação da estrutura societária do Grupo, mantendo o foco no negócio bancário doméstico“, explica o Banco Montepio no comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco Montepio vende Montepio Valor à Associação Mutualista

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião