Presidente da OLI lidera Conselho Geral da Universidade de Aveiro

António Oliveira, dono da conhecida exportadora de autoclismos OLI, é o novo presidente do órgão que elege o reitor, desenha o plano de ação e aprova a estratégia da academia aveirense.

António Oliveira, presidente da OLI, é o novo presidente do Conselho Geral da Universidade de Aveiro, que tem como competências a eleição do reitor, a aprovação do plano de ação para o quadriénio do seu mandato e dos planos estratégicos de médio prazo da instituição, assim como as linhas gerais de orientação no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.

O gestor, que entrou em 1980 naquela que é hoje a maior produtora de autoclismos da Europa do Sul, exportando 80% da produção para 80 países dos cinco continentes e emprega 419 pessoas em Portugal, sucede nesta posição a personalidades como Eduardo Marçal Grilo, ex-ministro da Educação, e Alexandre Soares dos Santos, antigo líder do grupo Jerónimo Martins, que morreu no verão de 2019.

O Conselho Geral da Universidade de Aveiro é composto por um total de 19 membros: dez representantes dos professores e investigadores, três estudantes, um representante do pessoal técnico, administrativo e de gestão, e ainda cinco personalidades externais de “reconhecido mérito”, com conhecimentos e experiência considerados relevantes para o cargo.

O líder histórico da OLI, que em 2020 faturou 60 milhões de euros e dispõe de 38 patentes ativas — tem filiais em Itália, na Alemanha e na Rússia, produzindo dois milhões de autoclismos e 2,8 milhões de mecanismos por ano –, recebeu em abril a distinção “EY Entrepreneur of the Year – Prémio Inovação”.

António Oliveira nasceu em 1953 e licenciou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade de Coimbra (1978) e ingressou aos 24 anos na empresa da família, que tinha sido criada pelo pai, António Rodrigues Oliveira, e pelo tio, Saul Rodrigues Oliveira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente da OLI lidera Conselho Geral da Universidade de Aveiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião