As notícias mais vistas no ECO em 2021

  • Tiago Lopes
  • 31 Dezembro 2021

No último dia de 2021, o ECO reuniu as notícias que receberam mais visitas dos nossos leitores, num ano que fica, mais uma vez, fortemente marcado pela pandemia da Covid-19.

O ano de 2021 foi, à semelhança de 2020, um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus e as suas implicações a nível económico e social, com grande parte dos leitores a quererem saber mais informações sobre este tema, quer tenha sido sobre novas medidas do Governo para travar o avanço da pandemia ou outras medidas, como as ajudas para as empresas e particulares a superar este momento difícil.

A fechar o ano escolhemos 10 das notícias que tiveram maior destaque e que receberam mais visitas no site do ECO. Veja quais são:

Recebem até 150.000 euros por ano. Estas são as 10 profissões mais bem pagas em Portugal

Ainda assim, a notícia mais lida em 2021 no site do ECO mostrava quais são as 10 profissões mais bem pagas em Portugal. E aqui também a pandemia não deixou de estar relacionada, ainda que de forma indireta, já que colocou o setor da saúde no centro de todas as prioridades, nomeadamente com a crescente procura de profissionais competentes e capazes de fazer frente às dificuldades e desafios acrescidos.

De acordo com um levantamento das dez profissões mais bem pagas em Portugal, foi possível concluir que um diretor-geral na área da saúde recebe entre 120.000 e 150.000 euros brutos por ano, ou seja, entre 8.571 e 10.714 euros brutos por mês, o que faz destes profissionais os mais bem pagos no país.

Portugal regressou ao estado de calamidade no dia 1 de dezembro

Depois de uma fase mais calma da pandemia, Portugal foi obrigado a regressar ao estado de calamidade no dia 1 de dezembro, obrigando à implementação de novas medidas para conter a evolução da pandemia. Os leitores do ECO quiseram saber tudo o que mudava e o que isso ia implicar nas suas vidas.

Subida da bitcoin faz fortunas em Portugal: “Tenho riqueza para dez encarnações”

2021 foi também um ano em que o valor da bitcoin atingiu um valor recorde desde a sua criação, em 2009. Por isso, e mais do que nunca, os portugueses começaram a olhar para esta criptomoeda como uma oportunidade de ganhar dinheiro. O ECO apresentou uma reportagem no seu site onde falou com alguns portugueses que já investem em criptomoedas há muito tempo. Entre muitos casos de sucesso e otimismo, há também quem alerte para o “risco enorme” que representa investir neste tipo de ativos.

APREN quer IUC agravado para automóveis antigos e mais impostos para o diesel

Um estudo da Associação Portuguesa das Energia Renováveis e da Deloitte em maio de 2021 propunha o agravamento do IUC para automóveis anteriores a 2007. Esta foi também uma das notícias que mereceu maior atenção dos nossos leitores no ano que agora termina. Através da aprovação desta medida, e só à conta dos proprietários de veículos mais antigos, estimava-se um aumento médio anual da cobrança deste imposto na ordem dos 150 milhões de euros por ano.

Com aumentos de 0,9%, veja como fica a tabela salarial da Função Pública

O anúncio do aumento para todos os funcionários públicos em 0,9% a partir de 2022 foi também uma das notícias mais lidas este ano no site do ECO. Se numa primeira fase, Alexandra Leitão disse que “o cenário macroeconómico não nos permite” dar aumentos salariais a todos os funcionários públicos, a verdade é que poucos dias depois o Governo decidiu mesmo avançar com um aumento global dos trabalhadores do Estado ao nível esperado de inflação para 2022.

Idade da reforma pode cair pela primeira vez e a culpa é da pandemia

Em março de 2021, o ECO falou com alguns demógrafos que indicaram que o excesso de mortalidade causado pela pandemia da Covid-19 poderia levar o Instituto Nacional de Estatística (INE) a rever em baixa os números relativos à esperança de vida aos 65 anos divulgados no final de 2020, levando assim a que a idade da reforma recuasse pela primeira vez.

O meu pai deu-me 25 mil euros em dinheiro. Sou obrigado a declarar às Finanças?

Na altura de os contribuintes entregarem o IRS e que queriam saber como aumentar o seu reembolso o ECO escolheu 20 dicas para ajudar os seus leitores que foram divulgadas diariamente ao longo do mês de abril.

Procura-se jardineiro para o Minecraft. Salário? 60 euros por hora

Num registo mais descontraído, uma das notícias mais vistas em 2021 no site do ECO procurava um jardineiro para o popular jogo Minecraft, acompanhado de um salário de 60 euros por hora. A empresa WhatShed, o maior portal do Reino Unido para jardineiros, publicou no seu website uma nova proposta de trabalho remoto para esta posição.

Quanto “custam” as medalhas de ouro, prata e bronze dos Jogos Olímpicos?

2021 foi ano de Jogos Olímpicos e os leitores do ECO quiseram saber quanto vale uma medalha de ouro, prata e bronze nesta competição. A CNN obteve informação sobre as características de cada uma das três medalhas e avançou com algumas estimativas. Aos preços atuais, a medalha de ouro, se fosse derretida, valeria em torno de 800 dólares. A de prata valeria 450 dólares e a de bronze em torno de 5 dólares.

Governo usa IVAucher para baixar preço dos combustíveis em 10 cêntimos por litro

Já perto do final do ano, o Governo anunciou que ia recorrer ao IVAucher para baixar o preço dos combustíveis para devolver 10 cêntimos por litro, até um limite de 50 litros, aos portugueses até março de 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

As notícias mais vistas no ECO em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião