Banco de Portugal ganhou milhões com prescrição de escudos e valor pode crescer

  • ECO
  • 2 Janeiro 2022

Desde que o euro entrou em circulação, há 20 anos, muitas notas de escudos prescreveram. Valor já é equivalente a 92,9 milhões de euros e pode aumentar, noticia o Público.

Com a entrada em circulação do euro, há 20 anos, quem tem notas de escudos pode trocá-las por euros no Banco de Portugal. Mas em muitos casos essa possibilidade já prescreveu, o que significa um ganho para a entidade liderada por Mário Centeno, que já vai em 92,9 milhões de euros, segundo o jornal Público.

O valor pode crescer. Há ainda 94,9 milhões em notas de escudos da série “Descobrimentos” que podem ser trocadas até 28 de fevereiro, uma vez que eram as que estavam em circulação a 28 de fevereiro de 2002, dia em que deixaram de puder ser usadas para pagamentos. O dinheiro que não for trocado será um ganho para o Banco de Portugal.

A partir de 1 de Março as notas servirão apenas para colecionismo. As que forem entregues ao Banco de Potugal serão incineradas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Portugal ganhou milhões com prescrição de escudos e valor pode crescer

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião