Starbucks exige vacinação ou teste semanal aos trabalhadores nos EUA

  • Lusa
  • 4 Janeiro 2022

A multinacional do setor do café exigiu aos seus 228 mil funcionários nos EUA a vacinação completa. Quem não quiser a vacina deve pagar testes semanais de despiste à Covid-19.

A multinacional norte-americana de café Starbucks transmitiu na segunda-feira aos seus trabalhadores nos Estados Unidos a exigência de estarem totalmente vacinados contra a Covid-19 até 9 de fevereiro, podendo ser alvo de testagem semanal em caso contrário.

Com sede na cidade Seattle (estado de Washington), a gigante do café disse que estava a agir com base na Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA, na sigla em inglês), que emitiu a obrigatoriedade de vacina ou teste para empresas com mais de 100 trabalhadores em novembro passado.

A exigência, que enfrentou vários processos judiciais, foi mantida em dezembro por um painel de três juízes do Tribunal da Relação dos EUA. O Supremo deve considerar o requisito na sexta-feira.

A Starbucks está a exigir que os seus 228.000 trabalhadores em território norte-americano revelem o seu estado de inoculação até 10 de janeiro. “Eu reconheço que os parceiros têm um vasto espetro de opiniões sobre as vacinas, assim como o resto do país. A minha responsabilidade, e de cada líder, é fazer tudo o pudermos para ajudar a mantê-lo seguro e criar o ambiente de trabalho mais seguro possível”, indicou o diretor de operações da Starbucks, John Culver, numa carta enviada aos trabalhadores no final de dezembro.

A Starbucks disse que a vacinação completa significa duas inoculações da vacina da Pfizer ou da Moderna ou uma injeção da vacina da Johnson & Johnson.

Se um trabalhador da Starbucks decidir realizar o teste semanalmente, deverá pagar o custo do teste e fazê-lo numa farmácia, clínica ou outro local de teste, onde alguém possa oficializar o teste. Atestados religiosos ou médico serão considerados, mas, para trabalhar em loja, os trabalhadores devem fazer exames semanais, acrescentou a empresa.

A Starbucks adiantou ainda que oferece dois períodos de isolamento remunerado aos trabalhadores com teste positivo, ambos de até cinco dias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Starbucks exige vacinação ou teste semanal aos trabalhadores nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião