Hoje nas notícias: IRS, fortunas portuguesas e taxa RTP

  • ECO
  • 4 Janeiro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Em 2021, as famílias mais ricas do PSI-20 acumularam ganhos de mais 3,5 mil milhões de euros em bolsa. A marcar o dia está ainda a notícia de que mais 37 munícipios vão fazer descontos no IRS, elevando o total para 171. Ainda no plano económico, o Conselho da ERSE quer que a taxa da RTP passe a ser cobrada pelas operadoras de TV. Por fim, a compra de carros elétricos cresceu 68,3% no ano passado.

Maiores fortunas da bolsa crescem 3,5 mil milhões em 2021

O PSI-20 acumulou ganhos de quase 14% em 2021, o melhor ano desde 2017, e a maioria das cotadas nacionais tiveram subidas bastante expressivas. A valorização das ações fez aumentar a fortuna das dez famílias mais ricas da bolsa portuguesa. Em termos agregados, o património dos acionistas mais abastados cresceu cerca de 3,5 mil milhões de euros para 14,2 mil milhões.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Há mais 37 municípios a fazer descontos no IRS

Este ano, há mais 37 munícipios a juntarem-se à lista de concelhos que vão abdicar de parte da receita de IRS cobrada nos seus territórios e devolvê-la aos seus munícipes. Deste modo, no total, 171 autarquias (cerca de 55% do território) passam a abdicar de parte ou da totalidade deste imposto, ao passo que 11 decidiram subir a sua participação no IRS.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

ERSE quer operadoras de TV a cobrarem taxa da RTP

O Conselho Tarifário da ERSE defende mudanças na cobrança da contribuição audiovisual, que financia o serviço público de radiodifusão e televisão. Em vez de ser aplicada aos portugueses na fatura mensal da eletricidade, a ERSE quer que a taxa audiovisual, “a existir, passe a ser cobrada pelos operadores do serviço de TV por subscrição”. Aquele conselho espera que “o poder legislativo acolha esta sugestão”.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Compra de carros elétricos em Portugal cresceu 68,3% em 2021

O mercado de carros elétricos continua em forte crescimento em Portugal. Compraram-se 13.614 veículos totalmente elétricos (BEV) em 2021, o que corresponde a uma subida de 68,3%. Este aumento surge num ano em que as empresas perderam acesso ao apoio de 2.000 euros que o Estado concedia para a compra de elétricos através dos incentivos do Fundo Ambiental.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Hackers que atacaram Impresa estiveram vários dias no sistema a planear ataque

Os sites do Expresso, SIC e Blitz continuam indisponíveis, na sequência do ataque informático reinvindicado pelo grupo Lapsus$. A Polícia Judiciária já está a investigar o caso e, segundo o Público, suspeita-se que os hackers tenham entrado no sistema informático do Expresso e da SIC há vários dias, estudando a arquitectura do mesmo e planeando um ataque sequencial, tendo começado pelos sites de notícias no domingo. O jornal também dá conta de outros problemas na operação dos meios de comunicação social da empresa, incluindo o funcionamento dos telepontos.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: IRS, fortunas portuguesas e taxa RTP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião