Italianos da Kerakoll investem 11 milhões em primeira unidade industrial em Portugal

  • Joana Abrantes Gomes
  • 5 Janeiro 2022

A marca italiana de construção sustentável Kerakoll inaugurou a sua primeira fábrica em Portugal, num investimento de 11 milhões de euros. A capacidade produtiva anual ronda as 60.000 toneladas.

A Kerakoll, empresa italiana do setor da construção sustentável, inaugurou a sua primeira unidade industrial em Portugal, localizada no Parque de Negócios de Rio Maior, no distrito de Santarém. Com um investimento de mais de 11 milhões de euros, o projeto estende-se por uma superfície total de 19.000 metros quadrados e ficou a cargo da ad quadratum arquitectos.

A nova unidade industrial da marca italiana foi construída em menos de um ano e tem uma capacidade produtiva anual de cerca de 60.000 toneladas. A fábrica terá funções de fabrico e armazenagem e áreas administrativas, sociais, técnicas e logísticas, cujo denominador comum é o foco na sustentabilidade ambiental.

Nesse sentido, foram instalados 900 metros quadrados em sistemas para isolamento térmico e 443 painéis fotovoltaicos que garantem a produção anual de 55% da energia elétrica e de 70% da água quente necessária. Além disso, o projeto foi sujeito a medidas de atenuação de ruído e poeiras, a uso extensivo de plantas em jardins e fachadas, e ainda a medidas passivas e sustentáveis de controlo térmico e solar.

Ao situar-se numa zona próxima da costa atlântica, a fábrica encontra-se “numa posição estratégica para o aprovisionamento de matérias-primas como areias, carbonato de cálcio e cimentos, permitindo reduzir o tráfego rodoviário, em linha com a vocação sustentável da empresa”, aponta o CEO do gabinete ad quadratum arquitectos, José António Lopes, num comunicado publicado na página da empresa.

A nova fábrica portuguesa reforça a presença do Grupo Kerakoll na Península Ibérica, onde contava já com duas unidades de produção em Espanha, nomeadamente em Almazora e em Castellón de la Plana.

Portugal torna-se, assim, o nono país em que a Kerakoll tem unidades produtivas. “Trata-se de um mercado particularmente interessante pela potencialidade de crescimento económico e pelas dinâmicas em perspetiva, especificamente no setor da construção, graças também aos resultados obtidos na luta contra a Covid-19 com uma elevada percentagem de população vacinada”, considerou o administrador delegado do Grupo Kerakoll, Andrea Remotti.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Italianos da Kerakoll investem 11 milhões em primeira unidade industrial em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião