Nas notícias lá fora: Coreia do Norte, produtividade e startups

Em Espanha, a produtividade caiu para níveis históricos, já no Reino Unido há cada vez mais carros elétricos a serem vendidos. Investidores levantam 330 mil milhões de dólares em startups nos EUA.

A produtividade laboral em Espanha caiu para níveis históricos, apesar da forte recuperação do emprego. Ainda no plano económico, há cada vez mais carros elétricos a serem vendidos no Reino Unido. Já nos EUA, as startups levantaram 330 mil milhões de dólares no ano passado, um investimento número recorde. E Itália vai tornar obrigatória a vacina contra a Covid para maiores de 50 anos.

El Economista

Produtividade cai para níveis históricos em Espanha

O aumento do emprego em 2021 em Espanha esconde uma queda na produtividade dos trabalhadores para números nunca antes vistos. Apesar de o mercado laboral já ter recuperado para níveis pré-pandémicos, a atividade ainda está abaixo, o que revela, que, com o mesmo nível de emprego, a produtividade é 6,6% inferior à registada no início da pandemia, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha.

Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre/conteúdo em espanhol).

The Guardian

Há cada vez mais carros elétricos a serem vendidos no Reino Unido

As fabricantes automóveis estão a vender cada vez mais carros elétricos no Reino Unido. A Sociedade de Fabricantes e Comerciantes de Automóveis (SMMT) revelou, no seu relatório anual, que as marcas venderam 190 mil carros elétricos no Reino Unido em 2021, o que representa cerca de 11,6% das vendas totais de automóveis. Estes números são o reflexo da tendência crescente de aposta em veículos mais “amigos” do ambiente. Em 2020, tinham sido vendidos 108 mil carros elétricos, 6,6% das vendas totais nesse ano.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre/conteúdo em inglês).

Financial Times

Startups dos EUA levantaram 330 mil milhões de dólares

As startups norte-americanas levantaram 330 mil milhões de dólares em 2021, o que representa quase o dobre do registado no ano anterior, 166,6 mil milhões de dólares, de acordo com os dados do PitchBook. Contas feitas, os investidores colocam cerca de quatro vezes mais dinheiro em startups do que há cinco anos.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês).

Reuters

Itália alarga vacinação obrigatória contra a Covid aos maiores de 50

O Governo italiano decidiu impor a vacinação obrigatória contra a Covid a todas as pessoas a partir dos 50 anos. A medida foi anunciada na quarta-feira e, antes disso, o Executivo liderado por Mario Draghi já tinha decretado que a vacina era obrigatória para professores e profissionais de saúde. Além disso, em outubro, Itália determinou que a obrigatoriedade de apresentação do certificado de vacinação, ou em alternativa, um teste negativo para acesso aos locais de trabalho.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

BBC

Coreia do Norte diz que testou míssil hipersónico

A Coreia do Norte terá testado com sucesso um míssil hipersónico na quarta-feira, de acordo com informações da imprensa estatal. A confirmar-se, é o primeiro grande teste militar do país em 2022. Segundo agência estatal de notícias KCNA, o míssil usado no teste transportava uma “ogiva hipersónica deslizante” que “alcançou com precisão um alvo a 700 km de distância”. A informação foi corroborada pela vizinha Coreia do Sul, que informou que o Conselho de Segurança Nacional sul-coreano convocou uma reunião de emergência. Segundo a imprensa, os mísseis hipersónicos podem voar em altitudes mais baixas e escapar mais facilmente aos radares.

Leia a notícia completa na BBC (acesso livre/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Coreia do Norte, produtividade e startups

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião