Autoagendamento para maiores de 45 anos começa na próxima semana
Lacerda Sales indicou este domingo que arrancará o "autoagendamento para maiores de 45 anos no decurso da próxima semana”.
O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou este domingo que no “decurso da próxima semana” arrancará o autoagendamento da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para os cidadãos com 45 anos ou mais.
“Gostaria de anunciar o autoagendamento para 45 anos ou mais no decurso desta próxima semana“, disse o responsável, em declarações à saída de um centro de vacinação nas Caldas da Rainha transmitidas pela SIC Notícias.
Lacerda Sales aproveitou também para sistematizar a informação, explicando que, neste momento, “estamos em ‘casa aberta‘ para mais de 60 anos” e para “mais de 40 anos Janssen“. Já o autoagendamento está hoje disponível para “mais de 30 anos Janssen” e “no decurso da próxima semana ficará para 45 anos ou mais”.
Ainda esta semana, a plataforma de autoagendamento — que permite escolher o local e a data em que pretende ser vacinado — esteve temporariamente inacessível devido à “muita procura”.
Quanto à vacinação das crianças dos cinco aos 11 anos, Lacerda Sales considerou este domingo que o processo está a ser bem-sucedido. Até este sábado, adiantou o secretário de Estado, tinham sido vacinadas 250 mil crianças, isto é, mais de 40% do espetro elegível. “Podemos fechar o dia de hoje [este domingo] muito perto dos 45%“, acrescentou o responsável.
Portugal atravessa atualmente um agravamento da crise pandémica, com os casos de infeção a dispararem por efeito da nova variante do coronavírus, a Ómicron. Os internamentos e óbitos estão, contudo, longe dos números registados há um ano, o que se explica pela menor severidade dos sintomas associados a esta variante, mas também pelos avanços na vacinação contra a Covid-19.
(Notícia atualizada às 12h31)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Autoagendamento para maiores de 45 anos começa na próxima semana
{{ noCommentsLabel }}