Estudo diz que constipação comum pode proteger contra Covid-19

Estudo do Imperial College London verifica que uma constipação comum pode criar um número elevado de células T capazes de proteger contra a Covid-19. Atuais vacinas atuam sobre a proteína spike.

A constipação comum pode criar um número elevado de células T passível de dar proteção contra a Covid-19, avança um estudo do Imperial College London divulgado esta segunda-feira e noticiado pela Reuters (acesso gratuito, e conteúdo em inglês).

O estudo, iniciado em setembro de 2020, analisou o nível de células T criadas pela variante de coronavírus responsável pela constipação comum em 52 pessoas. A amostra trabalhada partiu de contactos expostos a casos positivos de Covid-19 dentro do próprio agregado familiar, e pretendeu verificar se estes desenvolveram Covid logo após a exposição. Verificou-se que nas 26 pessoas que não desenvolveram Covid, estas tinham níveis mais elevados de células T.

“Descobrimos que níveis elevados pré-existentes de células T, criadas pelo corpo quando infetado por outros coronavírus humanos, como a constipação comum, podem proteger contra a infeção por Covid-19”, refere a autora do estudo, Rhia Kundo.

As atuais vacinas contra a Covid-19 atuam sobre a proteína spike, uma proteína capaz de sofrer mutações e a causadora de variantes como a Delta ou Ómicron, que reduzem a eficácia das vacinas contra infeções sintomáticas. O professor e co-autor do estudo, Ajit Lalvani, esclarece que, em contraste, as proteínas internas alvo da proteção das células T, por nós identificadas, sofrem mutações com menor regularidade”.

Ao fornecer informação adicional sobre a célula T e ao mudar o foco das investigações para mesma, os autores esperam que esta célula possa ser um alvo alternativo para a segunda geração de vacinas contra a Covid-19. Contudo, o estudo não especificou a duração da proteção contra a Covid-19 dado por este tipo de células.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estudo diz que constipação comum pode proteger contra Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião