Caravanas dos partidos aceleram em campanha pelo país. Onde param?

Os partidos vão passar por vários cantos de Portugal durante a campanha para as eleições legislativas, com mais ações ao ar livre ou digitais, em tempos de pandemia.

Com as eleições legislativas de 30 de janeiro a aproximarem-se, os partidos fazem-se à estrada para fazer campanha junto dos portugueses espalhados pelo país. As caravanas partidárias (em modo ferroviário, em alguns casos) vão passar pela maioria dos distritos de Portugal, sendo que Lisboa e Porto são as zonas privilegiadas para as ações de rua. De fora da maior parte das campanhas ficam as ilhas, numa fase de alguns constrangimentos devido à pandemia.

Os partidos vão assim ter de cumprir uma campanha condicionada pela situação pandémica que se vive. Os planos partilhados com o ECO são, na sua maioria, sujeitos a alterações. Mas muitas das forças políticas já decidiram que não vão realizar as tradicionais arruadas, sendo que os eventos que vão mesmo realizar-se terão algumas limitações. Nesta primeira campanha para legislativas da era Covid, a aposta vai para as redes sociais e para as ações de rua, ao ar livre.

A maior parte dos partidos não terá ações presenciais nos arquipélagos. No entanto, é mesmo nos Açores que começa a campanha do PS, atualmente governados à direita. Na segunda-feira, António Costa vai marcar presença no debate com todos os partidos, seguindo depois para a Madeira, de acordo com o calendário enviado ao ECO. Nos três dias seguintes, a campanha socialista passará por dois distritos a cada 24 horas: Beja e Faro, Évora e Santarém, e Guarda e Castelo Branco. A semana termina em Leiria, Aveiro e Viseu.

No próximo domingo, a campanha do PS chega ao Porto, Braga e Viana do Castelo, seguindo depois para Bragança e Vila Real. Porto, Coimbra e Aveiro preenchem o dia 25, com a caravana a seguir depois para Braga, Porto e Setúbal. O penúltimo dia será dividido entre Setúbal e Lisboa, enquanto o encerramento da campanha socialista será dividido entre a capital e a Invicta.

Já o PSD, que vai passar por todos os distritos de Portugal Continental, já começou a campanha em Santarém na sexta-feira, tendo regressado este sábado a Lisboa para um debate com a líder do PAN. No domingo, arranque oficial da campanha, a caravana dos social-democratas parte para Braga, regressando mais uma vez à capital no dia a seguir para enfrentar os partidos com assento parlamentar, segundo a agenda provisória avançada ao ECO.

Nota: Plano provisório sujeito a alterações

A viagem segue para os distritos de Setúbal e Castelo Branco na terça-feira, e para a Guarda e Viseu no dia seguinte. No dia 20 de janeiro chega a vez de Rui Rio passar por Bragança e Vila Real, com Coimbra na agenda para o dia seguinte, e depois Aveiro. Braga e Viana do Castelo são as paragens de domingo, dia 23. Na útima semana de campanha passa por Portalegre e Évora na segunda-feira, e Beja e Faro na terça. Na reta final, a caravana passa por um distrito por dia: Leiria, Porto e Lisboa.

No calendário do Bloco de Esquerda, a comitiva vai passar por Aveiro e pelo Porto este sábado, mas o arranque oficial da campanha dá-se na barragem da EDP, em Miranda do Douro, que esteve envolta em polémica devido ao imposto de selo, tendo-se tornado esta uma das reivindicações do partido. A campanha passa ainda por Viseu antes de seguir para o Fundão, indica a agenda provisória enviada ao ECO. Já na terça-feira há ações em Setúbal, regressando depois a Lisboa e seguindo para Torres Novas.

Nota: Plano provisório sujeito a alterações.

Faro e Coimbra preenchem os dias seguintes, com a campanha a chegar ao Porto no sábado. O dia 23 será passado nas Caldas da Rainha e em Lisboa, com a agenda dos dias seguintes a passar por Porto, Aveiro, Braga e Barcelos. Na quarta-feira há ações em Famalicão e no distrito de Setúbal, enquanto o penúltimo dia toma lugar em Lisboa. O encerramento está previsto para o Porto.

Já a CDU, coligação que junta o PCP e os Verdes, vai focar-se nos distritos mais a sul. Depois de ações no Porto e Lisboa durante a semana, no sábado as ações ocorrem nos distritos de Évora e Lisboa, segundo o plano provisório indicado ao ECO. Já domingo, a caravana vai para Beja e Setúbal, regressando depois a Lisboa. Aveiro e Coimbra são os distritos por onde a campanha passa na terça-feira e, após mais uma passagem por Lisboa, chega a Leiria na quinta-feira.

Nota: Plano provisório sujeito a alterações.

Faro, Setúbal, Lisboa e Beja preenchem os quatro dias seguintes da campanha da CDU. Já dia 25, de Lisboa a caravana parte para Santarém, para no dia seguinte descer novamente até Setúbal (com ações previstas na Moita e Barreiro) e Évora. No penúltimo dia de campanha, a campanha volta a centrar-se em cidades dos distritos de Setúbal e Lisboa, terminando a volta ao país no Porto e em Braga.

Quanto ao CDS-PP, o líder do partido arranca a volta pelo país — passará por todos os distritos — no domingo, com iniciativas em Leiria, Santarém e Castelo Branco, de acordo com o itinerário, sujeito a alterações, partilhado com o ECO. O dia seguinte conta com eventos em Portalegre e Évora, com a campanha a ir depois a Lisboa. Daí segue mais para sul, para Beja e Faro, passando depois por Setúbal e Lisboa. O dia 20 será preenchido com ações nos distritos de Leiria, Coimbra e Aveiro, com a campanha a seguir depois para o Porto.

Braga e Viana do Castelo são os locais agendados para o próximo sábado, e Vila Real e Porto no domingo, o dia do voto antecipado em mobilidade. Os dois dias seguintes são ocupados com Guarda e Bragança, e Viseu e Braga. Nos últimos três dias, a campanha dos centristas regressa a alguns pontos por onde já passara e que são apostas de Francisco Rodrigues dos Santos para a eleição de deputados: Aveiro, Porto e Lisboa.

Nota: Plano provisório sujeito a alterações

Do lado do PAN, a campanha vai contar com ações de rua em vários distritos, além de sessões online noutros, como nas ilhas, de acordo com a agenda ainda provisória. Depois de uma ação em Lisboa na sexta-feira, o PAN segue para o distrito do Porto para uma ação no Rio Ferreira. Já no domingo regressa à capital, partindo depois terça-feira para iniciativas em várias cidades da região de Setúbal, com o aeroporto do Montijo na mira. Évora ocupa o dia 19 e Beja é o foco de dia 20, onde a comitiva chegará de comboio, proveniente da capital.

Faro conta com a presença da porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real, na sexta-feira, com a campanha a ir depois para Lisboa, Castelo Branco, Guarda e Viseu. Seguem-se Braga e Porto, com Santarém, Leiria e Aveiro a preencher o dia 26. Já o penúltimo dia será passado em Aveiro, Coimbra e Porto, onde será realizado um jantar de campanha, sendo que no dia a seguir se realiza um outro — de encerramento — em Lisboa.

Nota: Plano provisório sujeito a alterações.

Quanto à Iniciativa Liberal, este sábado contra com ações em Coimbra e Viseu, com o dia oficial do arranque de campanha (domingo) a ter início na Praia de Matosinhos e a seguir depois para Aveiro, segundo a agenda enviada ao ECO. O dia seguinte é de campanha e debate em Lisboa, passando depois pelo Hospital Beatriz Ângelo (onde vai chegar ao fim a PPP), Leiria e Braga. No dia 19 há mais uma visita a um hospital em Braga, de onde partirão de comboio até Guimarães.

De regresso a Lisboa para mais um debate no dia 20, João Cotrim Figueiredo parte depois para Setúbal, com os últimos dias da campanha divididos entre a região da capital e da Invicta, para onde está agendado o encerramento da campanha.

a campanha do Chega deverá chegar a 16 dos 18 distritos de Portugal Continental, de acordo com a Agência Lusa. Ficam de fora Portalegre e Santarém, onde o partido marcou presença já nos últimos dias de pré-campanha. As ações ao longo destes dias vão focar-se em eventos em espaços abertos, arruadas e jantares-comícios.

O ponto de partida será na Batalha, no distrito de Leiria, este domingo. O encerramento da campanha do partido de André Ventura será no Barreiro, no distrito de Setúbal, após uma arruada no Chiado, no centro da cidade de Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Caravanas dos partidos aceleram em campanha pelo país. Onde param?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião