Van Dunem prevê quase 400 mil confinados no dia das eleições

Ministra da Administração Interna prevê que Portugal tenha cerca de 400 mil pessoas em isolamento na altura das eleições e faz um apelo ao voto antecipado.

A ministra da Administração Interna, Francisca Van Dunem, prevê que na altura das eleições, Portugal tenha cerca de 380 mil eleitores em situação de isolamento devido à Covid-19 e apela ao voto antecipado.

“Provavelmente, teremos na altura das eleições mais ou menos o mesmo nível de pessoas confinadas que tivemos nas últimas presidenciais em que havia um universo de 383.346 cidadãos confinados”, assegura a ministra.

Francisca Van Dunem disse ainda que, na altura das eleições, haverá menos pessoas confinadas devido à redução do período do isolamento de dez para sete dias. A ministra da Administração Interna, reforçou ainda que, nessa altura, Portugal já estará numa fase decrescente de infeções, ao contrário de outros países.

Francisca Van Dunem revelou que apenas 4% dos eleitores pediram para exercer voto domiciliário. “Isto dá um número na ordem das sete mil pessoas”, detalhe a ministra.

A ministra da Administração Interna esclareceu ainda que o Governo aguarda parecer da PGR para decidir votação nas legislativas devido a “dois direitos constitucionais conflituantes”: o direito ao sufrágio e o direito à saúde pública. Francisca Van Dunem assegura que o Governo “tem tudo preparado” para “agir” em qualquer um dos cenários.

“Queremos garantir o direito de sufrágio ao maior número de pessoas em condições de segurança, através da vacinação mas também em matéria de equipamentos”, concluiu Francisca Van Dunem.

(Notícia atualizada às 19h50 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Van Dunem prevê quase 400 mil confinados no dia das eleições

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião