TAP vai encerrar operações de manutenção e engenharia no Brasil

O Grupo TAP decidiu encerrar as operações de Manutenção e Engenharia Brasil (TAP ME), como parte do plano de reestruturação aprovado por Bruxelas em dezembro.

O Grupo TAP decidiu encerrar as operações de Manutenção e Engenharia Brasil (TAP ME), informou a companhia em comunicado. A medida estava prevista no plano de restruturação aprovado em dezembro pela Comissão Europeia.

A companhia esclarece que a TAP ME Brasil “não aceitará novos pedidos para prestação de serviços de manutenção”. Os já contratados ou em andamento “serão realizados normalmente”, conforme o acordado com os clientes.

Cai assim por terra a possibilidade de vender este negócio, que deixou um rasto de prejuízos. A TAP ME Brasil é detida pela holding, a TAP SGPS, e não pela TAP SA, proprietária da companhia aérea.

“Depois de uma análise aprofundada e muitos estudos, a TAP decidiu fechar a Manutenção & Engenharia no Brasil e encerrar de forma gradual a operação no Brasil e hoje vamos discutir com os trabalhadores, claro, que são a principal prioridade, mas também discutir com os nossos clientes”, afirmou a CEO, Christine Ourmières-Widener, em declarações à agência Lusa.

“Não é uma decisão fácil, porque estamos a falar de pessoas, mas estamos a tentar fazer tudo para garantir que esta decisão e a sua implementação é feita respeitando os nossos trabalhadores, a experiência que eles têm em engenharia e toda a lealdade que têm para com a companhia”, acrescentou a responsável.

A TAP garante que a decisão “não interfere na operação de transporte aéreo de passageiros no país”, que é o seu principal mercado exterior, representando entre 25% e 30% da receita. Pelo contrário, diz que a expectativa passa pela expansão dos voos semanais para as 11 capitais estaduais onde opera.

A Comissão Europeia deu luz verde ao plano de reestruturação da TAP no dia 21 de dezembro, obrigando, no entanto, a companhia a ceder 18 slots (nove pares de descolagem e aterragem) no aeroporto de Lisboa e a vender as participações na Cateringpor, Groundforce e Manutenção & Engenharia Brasil. No caso desta última, em cima da mesa estava também a hipótese de uma liquidação, como irá acontecer.

(Notícia atualizada às 15h15)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TAP vai encerrar operações de manutenção e engenharia no Brasil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião