Alemanha admite encerrar aplicação Telegram
A ministra do Interior alemão, Nancy Faeser, sublinhou que fecho de Telegram deve ser o último recurso sendo que seria uma medida grave, embora uma que não possa ser descartada.
A Alemanha pode vir a fechar o serviço de mensagens Telegram se a aplicação, popular entre os grupos de extrema-direita e as pessoas que se opõem às restrições pandémicas, continuar a violar a lei alemã, avisou a ministra do Interior Nancy Faeser esta quarta-feira, avançou a Reuters (acesso condicionado, e conteúdo em inglês).
“Não podemos descartar isto”, referiu a ministra, acrescentando que o encerramento do serviço “seria grave e claramente uma medida de último recurso”. Mas primeiro devem ser usadas todas as restantes opções, esclareceu Faeser ao jornal Die Zeit. A ministra do Interior alemão revelou ainda conversas entre a Alemanha e os seus parceiros na União Europeia sobre como regular o Telegram.
Na passada quinta-feira, dia 6 de janeiro, o exército suíço baniu a utilização dos serviços de mensagem Whatsapp, Signal e Telegram durante as suas operações de serviço. Em email enviado pelo exército, a recomendação de troca pelo serviço de mensagens local Threema prende-se por este ser considerado mais seguro no que toca à proteção de dados, com mensagens encriptadas, e sendo que os utilizadores não precisam de vincular a sua identificação a um número de telemóvel ou email.
Também Portugal já sancionou a aplicação Telegram em novembro de 2021, quando o Tribunal de Propriedade Intelectual de Lisboa ordenou o encerramento de 17 canais da aplicação por violação de direitos de autor. A providência cautelar foi imposta em função de canais dedicados à partilha de conteúdos editoriais jornalísticos sem respeito pelos respetivos direitos de autor.
O Telegram já captou a atenção de diversos países a nível mundial pela sua capacidade de comunicação de forma encriptada, sendo que através do seu sistema de grupos é facilitada a partilha rápida e massiva de mensagens.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Alemanha admite encerrar aplicação Telegram
{{ noCommentsLabel }}