Hoje nas notícias: Benfica, Novobanco e natalidade

  • ECO
  • 14 Janeiro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Fisco suspeita que o SC Braga facilitou a vitória ao Benfica num jogo de 2010. O líder do grupo parlamentar do PS sugere que o Fundo de Resolução pondere uma ação judicial contra a administração do Novobanco, após as escutas divulgadas no âmbito do processo Cartão Vermelho. O Conselho Económico e Social (CES) defende o fim dos “vistos gold”, considerando que irá contrariar as quebras na natalidade. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta sexta-feira.

Fisco suspeita que Braga facilitou vitória ao Benfica em 2010

O Fisco suspeita que o SC Braga facilitou a vitória ao Benfica num jogo de 2010. Em causa está uma ligação entre um jogo em que ambas as equipas se defrontaram nesse ano e uma comissão paga a um ex-dirigente do emblema minhoto. O processo está sob a alçada do Ministério Público, estando ainda a decorrer uma investigação à Britalar, empresa que construiu o Centro de Treino e Estágio do Seixal e cujo proprietário é António Salvador, presidente dos bracarenses desde 2003.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso indisponível)

“Fundo de Resolução deve ponderar processo contra o Novobanco”, diz João Paulo Correia

Para o líder do grupo parlamentar do PS, o Fundo de Resolução (FdR) “deve ponderar uma ação judicial contra a administração” do banco, depois de serem divulgadas escutas do processo Cartão Vermelho que dão indícios da relação entre o CEO do banco e o antigo presidente do Benfica. António Ramalho terá reunido com Luís Filipe Vieira para preparar a ida à Comissão Parlamentar de Inquérito.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

PS diz que “baixar IRC não garante maior competitividade” e PSD admite reduzir escalões de IRS

O PS e PSD têm prioridades diferentes nas medidas fiscais. O PS defende que “baixar IRC não garante maior competitividade”, prometendo baixar o IRC apenas para as empresas que aumentem os salários médios. Já o PSD, que considera prioritária a descida do IRC remetendo a descida do IRS para a segunda metade da legislatura, considera que essa descida deve ser feita através da redução das taxas de imposto. Mas não exclui uma redução dos escalões, uma medida inscrita na proposta do Orçamento do Estado para 2022, chumbada pelo Parlamento e que António Costa promete recuperar caso vença as eleições.

Leia as notícias completas no Jornal de Negócios (acesso pago): PS e PSD

CES propõe acabar com “vistos gold” para ajudar natalidade

O Conselho Económico e Social (CES) defende o fim dos “vistos gold”, como uma medida para contrariar as quebras na natalidade. Isto porque considera que a medida levou a um aumento dos preços da habitação, impedindo vários jovens adultos de sair de casa dos pais e constituir a sua própria família.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Há 88 chefias da Administração Pública à espera de Governo

Neste momento, estão em fase de avaliação pelos júris os candidatos a 31 cargos de dirigentes da Administração Pública que serão escolhidos pelo Governo que resultar das eleições legislativas de 30 de janeiro, entre os quais se incluem os cargos de inspetor-geral da Saúde e de secretário-geral do Ministério da Justiça. Mas está também para breve a abertura de mais 57 concursos, de acordo com a página oficial da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP), que conta, por sua vez, com um novo presidente.

Leia a notícia completa em Correio da Manhã (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Benfica, Novobanco e natalidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião