Reino Unido prepara-se para deixar de pagar testes à Covid a partir de junho
As autoridades de saúde do Reino Unido preparam-se para deixar de comparticipar a 100% os testes à Covid aos cidadãos, a partir de junho.
O governo do Reino Unido prepara-se para deixar de comparticipar a 100% os testes à Covid aos cidadãos. A intenção consta de um documento interno e a medida deverá ser aplicada a partir de junho, segundo a Reuters (acesso condicionado, conteúdo em inglês).
Segundo a Reuters, esta medida já estava a ser planeada pelo governo britânico, contudo, foi adiada no início desde ano, na sequência do aumento de casos associados à variante Ómicron.
Desde abril de 2021 que no Reino Unido os testes à Covid estão disponíveis gratuitamente para pedidos online ou nas farmácias. Só entre 30 de dezembro de 2021 e 5 de janeiro de 2022, foram feitos mais de oito milhões de testes, o maior número semanal registado desde o início da pandemia, segundo a Agência de Segurança da Saúde do país.
O Ministério da Saúde britânico recusou-se a dizer quanto é que esta medida já custou aos cofres do Estado do Reino Unido, mas, uma fonte próxima indicou que uma caixa de sete testes pode chegar a custar 30 libras (cerca de 35,90 euros à taxa de câmbio atual).
Esta terça-feira foi também conhecido que a Alemanha estará a ponderar mudar a estratégia de testagem atual, sendo que a confirmar-se, o objetivo é fazer apenas testes PCR a pessoas sintomáticas e aos grupos vulneráveis. Esta intenção surge numa altura em que os laboratórios estão no limite de capacidade.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Reino Unido prepara-se para deixar de pagar testes à Covid a partir de junho
{{ noCommentsLabel }}