Perto de 10 mil novos casos de Covid por dia em crianças e jovens desde regresso às aulas

  • ECO
  • 20 Janeiro 2022

"Ao contrário do que algumas pessoas dizem de que não há transmissão nas escolas, o resultado está à vista", argumenta o epidemiologista Manuel Carmo Gomes.

Após mais uma semana de férias do que o previsto durante a pausa de Natal e final de ano, as escolas reabriram a 10 de janeiro. Mas esta reabertura está a ser marcada pela escalada dos casos de Covid-19, devido à propagação da variante Ómicron. A evolução epidemiológica nesta faixa etária está a condicionar o regresso às aulas, admitem os especialistas citados pelo Público.

Entre 10 e 19 de janeiro, houve 88.633 casos nas faixas etárias dos zero aos nove anos e dos dez aos 19 anos, o que abrange as crianças e jovens em idades escolares, correspondendo a cerca de 9.848 casos por dia. É entre os 18 aos 24 anos, nos jovens adultos que geralmente ainda não têm filhos, que o número de casos tem desacelerado, após ter sido a faixa etária com a incidência mais alta.

Ao contrário do que algumas pessoas dizem de que não há transmissão nas escolas, o resultado está à vista“, argumenta o epidemiologista Manuel Carmo Gomes, notando que as “crianças infetam-se entre elas na escola e depois trazem o vírus para casa” infetando pais e, “eventualmente”, os avós. A projeção do epidemiologista é que, até ao final de abril, haja 7,2 milhões de pessoas infetadas no país, ou seja, a maioria dos portugueses terá contacto com o vírus.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Perto de 10 mil novos casos de Covid por dia em crianças e jovens desde regresso às aulas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião