Intel investe 20 mil milhões de dólares numa fábrica de “chips” no Ohio
Esta nova fábrica de chips deverá criar 3.000 postos de trabalho permanentes e soma-se a outros investimentos da tecnológica norte-americana no Arizona e no Novo México.
A tecnológica norte-americana Intel planeia investir pelo menos 20 mil milhões de dólares numa nova fábrica de chips no Estado norte-americano Ohio, avança The Wall Street Journal esta sexta-feira, referindo que tal poderá criar 3.000 postos de trabalho permanentes. O objetivo é contornar as atuais carências de chips a nível mundial, fruto de uma procura internacional cada vez maior por produtos digitais.
A Intel quer voltar a ser líder na produção de chips, fornecendo-os também a outras empresas. A fabricante compete com a também norte-americana Nvidia que, em 2020, ultrapassou a Intel como a empresa de semicondutores mais valiosa dos EUA. Já em 2021, a Intel foi ultrapassada pela sul-coreana Samsung como a principal fabricante de chips nos EUA.
As fabricantes de chips têm respondido às carências do mercado com o anúncio de novos investimentos em mais fábricas — a Intel já tinha anunciado investimentos no Arizona e Novo México –, aproveitando também os apoios públicos que alguns Governos têm anunciado. Os analistas antecipam que a escassez de chips vai começar a melhorar este ano, mas assumem que os desequilíbrios entre procura e oferta deverão persistir em 2023.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Intel investe 20 mil milhões de dólares numa fábrica de “chips” no Ohio
{{ noCommentsLabel }}