Rio deve abandonar liderança do PSD após maioria absoluta de Costa

Ainda não se confirmava a maioria absoluta do PS quando Rui Rio admitiu que, se António Costa alcançasse os 116 deputados, sairia da liderança do PSD. Costa chegou aos 117.

Rui Rio no discurso onde assumiu a derrota nas legislativasEPA/MARIO CRUZ

Quase no final da noite eleitoral, Rui Rio admitiu que deixará a liderança do partido por “não [conseguir] argumentar como [pode] ser útil ao partido” se o PS tivesse a maioria absoluta, numa altura em que ainda não estava confirmado que os socialistas ultrapassaram a barreira dos 116 deputados, o que se verificou.

“Particularmente, se se confirmar que o PS tem uma maioria absoluta e um horizonte de governação para quatro anos, sinceramente não estou a ver como posso ser útil neste enquadramento”, insistiu o líder social-democrata durante uma curta conferência de imprensa.

O presidente dos social-democratas frisou que o PSD teve “mais votos em quase todos os distritos, mas o voto útil à esquerda completamente esmagador decidiu as eleições”. Ainda assim, acredita que a estratégia de captar votos ao centro foi acertada e que “os portugueses não querem para primeiro-ministro alguém especializado em dizer mal dos outros”.

O homem que na liderança da Câmara do Porto privilegiou as contas certas fez ainda questão de garantir aos militantes que, apesar da votação “substancialmente abaixo” da pretendida, o orçamento eleitoral foi feito “de tal forma que, mesmo com este resultado, não [fica] qualquer dívida por causa desta campanha eleitoral”.

(Notícia atualizada às 7h03 de 31 de janeiro com confirmação da maioria absoluta do PS)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rio deve abandonar liderança do PSD após maioria absoluta de Costa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião