“Costa wins big.” Como a imprensa estrangeira viu maioria absoluta do PS

  • ECO e Lusa
  • 31 Janeiro 2022

Vitória expressiva do PS nas eleições legislativas teve amplo destaque na imprensa internacional, que também refere a “preocupante" subida do Chega.

O PS foi o grande vencedor das eleições deste domingo, ao conseguir uma maioria absoluta, tendo reunido 41,68% e 2.246.483 votos, num total de 117 deputados eleitos. A vitória esmagadora dos socialistas nas eleições legislativas não passou despercebida lá fora.

O Politico destaca no seu site a vitória expressiva do PS. “António Costa com enorme vitória nas eleições em Portugal”, escreve o jornal.

“O primeiro-ministro português, António Costa, obteve uma vitória impressionante nas eleições gerais de domingo, conquistando um terceiro mandato consecutivo com o Partido Socialista garantindo a maioria absoluta no parlamento”, adianta o Politico.

No site da Bloomberg, a notícia da vitória do PS é, neste momento, o artigo mais visto. “Primeiro-ministro português vence eleições e assume maioria no Parlamento”, escreve a agência.

Espanha também destaca a vitória esmagadora de Costa: “O socialista António Costa consegue uma maioria absoluta histórica em Portugal”, noticia o El País, acrescentando que os eleitores “castigaram” os parceiros minoritários da “geringonça” e tornaram a extrema-direita a terceira força parlamentar no país.

Por seu lado, o El Mundo titula que Costa “poderá governar em Portugal sem o lastre da coligação”, considerando tratar-se também de uma vitória por maioria absoluta “histórica” que vai possibilitar governar “sem oposição interna”.

“Portugal volta a confiar-se ao socialismo, que alcança a maioria absoluta”, é o título da notícia no ABC que sublinha “o fracasso dos conservadores do PSD na sua tentativa de desalojar António Costa”.

Para o jornal La Vanguardia, da Catalunha, “António Costa constrói a sua lenda”, tendo conseguido “tocar no teto” quando parecia que estava “contra as cordas”.

“E as vacas voaram mais uma vez para o primeiro-ministro português, o socialista António Costa, cujo lema mais famoso é que não há impossibilidades e mesmo o gado pode voar pelo céu”, escreve o jornal.

O francês Le Monde abordou também a “clara vitória” dos socialistas, assim como o crescimento do Chega, registando a existência de um grupo parlamentar de extrema-direita “pela primeira vez desde a queda da ditadura, em 1974”.

O britânico The Guardian diz que os “socialistas conquistam maioria absoluta surpresa”.

Em Itália, o Corriere Della Sera disse que Costa “ganhou a aposta” e regista que, “preocupantemente, a extrema-direita saltou de um” para mais de dez deputados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Costa wins big.” Como a imprensa estrangeira viu maioria absoluta do PS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião