Juros da Alemanha a cinco anos em terreno positivo pela primeira vez desde 2018

A yield alemã a cinco anos volta a negociar em terreno positivo, com os investidores a digerir os alertas do Banco Central Europeu sobre a inflação.

As yields da dívida pública alemã a cinco anos estão a negociar acima de zero pela primeira vez em mais de três anos. Isto numa altura em que os mercados se preparam para o Banco Central Europeu (BCE) reduzir a política monetária acomodatícia.

A taxa de juro subiu mais de 12 pontos-base para 0,08%, ficando assim a caminho de se tornar o maior aumento semanal desde 2011, segundo salienta a Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Este desempenho dá-se após a presidente do BCE admitir que há uma “preocupação unânime” no banco central sobre a inflação. Christine Lagarde rejeitou, esta quinta-feira, antecipar se mantém a previsão de que os juros não vão subir este ano, mas adiantou que essa resposta chegará na reunião de março.

Os investidores europeus têm enfrentado dívidas com juros negativos nos últimos anos, em grande parte devido às taxas muito baixas do BCE e programas de compra de títulos, mas o cenário está a mudar.

A yield dos títulos alemães a dez anos ficou em terreno positivo pela primeira vez desde 2019 no mês passado, e atingiu esta sexta-feira máximos de janeiro desse ano, nos 0,213%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juros da Alemanha a cinco anos em terreno positivo pela primeira vez desde 2018

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião