CTT disparam 9% após fechar contrato do serviço postal universal e impulsionam PSI-20

Governo e CTT celebraram novo contrato do serviço postal universal. Títulos dos CTT subiram 9,29%.

A bolsa de Lisboa fechou em terreno positivo nesta sessão, destacando-se numa sessão de ganhos mais ligeiros entre as congéneres europeias. O destaque no índice de referência nacional vai para os CTT, cujos títulos dispararam mais de 9% depois de terem anunciado que fecharam com o Governo um novo contrato do serviço postal universal.

O novo contrato de concessão servirá de base ao serviço postal universal até 2028, o que os analistas do BPI/CaixaBank consideram ser “relativamente bom do ponto de vista financeiro” para a empresa liderada por João Bento. As ações dos CTT subiram 9,29% para os 4,76 euros nesta sessão, para máximos de 4 de novembro.

CTT sobem mais de 9%

Já o PSI-20 avançou 0,68% para os 5.643,49 pontos, numa sessão em que a maioria das 19 cotadas ficou em terreno positivo, e apenas seis registaram desvalorizações.

Para além dos CTT, o BCP sobressai também nos ganhos do índice de referência, ao somar 4,19% para os 0,1940 euros. O banco tem registado um arranque de ano positivo, beneficiando da subida dos juros na Polónia e da perspetiva de aumento das taxas também na Zona Euro.

Nota ainda para a Sonae, que ganhou 1,69% para os 1,02 euros, para a Semapa, que subiu 1,54% para os 11,88 euros e para a Nos, que avançou 1,03% para os 3,53 euros.

nas quedas e a impedir maiores ganhos do PSI-20 encontram-se cotadas do setor da energia. A Galp Energia desvalorizou 2,10% para os 9,83 euros, enquanto a EDP perdeu 1,28% para os 4,23 euros e a subsidiária EDP Renováveis caiu 1,16% para os 17,91 euros. A Greenvolt recuou também, 0,17% para os 5,87 euros.

Olhando para as bolsas europeias, o dia foi marcado por ganhos ligeiros, depois da líder do Banco Central Europeu ter aliviado as preocupações à volta de uma mudança mais rápida na política monetária este ano. O índice pan-europeu Stoxx 600 ficou na linha de água, enquanto o alemão Dax subiu 0,3%, o francês Cac 40 ganhou 0,2% e o espanhol Ibex 35 avançou 1,3%. Já o britânico FTSE 100 perdeu 0,2%.

(Notícia atualizada às 17h06)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CTT disparam 9% após fechar contrato do serviço postal universal e impulsionam PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião