Lucros da Navigator crescem 57% apesar do aumento de custos

Resultados da empresa de pasta e papel cresceram, com o aumento das vendas e a melhoria da margem. Empresa vai pagar um dividendo adicional de 14,06 cêntimos por ação.

Navigator fechou 2021 com vendas de perto de 1.600 milhões de euros, mais 15% do que no ano anterior. O aumento das encomendas e dos preços praticados permitiu compensar o aumento dos custos.

Os lucros da empresa de pasta e papel aumentaram 57% no ano passado, para 171,4 milhões de euros. Um resultado que beneficiou da melhoria do EBITDA (Resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações), que aumentou 24,2% para 354,7 milhões.

Tendo em conta a evolução dos resultados, o conselho de administração vai propor à Assembleia Geral a distribuição de um dividendo adicional de 14,06 cêntimos por ação, num montante global próximo de 100 milhões.

A retoma económica que potenciou a recuperação do consumo de papel, conjugada com a melhoria do equilíbrio entre a oferta e a procura nos Estados Unidos, na Europa e na região MENA, na sequência da saída de capacidades e conversões já anunciadas, permitiram um bom desempenho da indústria em 2021 e em particular da Navigator”, salienta a empresa em comunicado.

A margem também melhorou ligeiramente, com o rácio entre o EBITDA e as vendas a subir de 20,6% para 22,2%. Isto apesar do aumento dos custos com matérias-primas, com a logística (sobretudo no transporte marítimo) e com a energia, que foram o “maior desafio” que Navigator enfrentou em 2021.

Um impacto que a empresa diz ter compensado com “a implementação de uma política adequada de aumento de preços” e uma “forte entrada de encomendas, com valores historicamente altos no terceiro e quarto trimestres”. No papel de impressão e escrita (UWF) foi mesmo atingida a a maior carteira de encomendas de sempre.

Os diferentes segmentos registaram, no entanto, comportamentos diferentes. Se o volume de vendas de papel aumentou 16% para 1.474 mil toneladas, o de pasta caiu 26% para 292 mil toneladas e o de tissue recuou 1% para 105 mil toneladas.

O endividamento líquido desceu ligeiramente (85 milhões), para 595 milhões. O rácio entre a dívida líquida manteve-se num “nível confortável de 1,68 vezes”.

O ano terminou com uma boa dinâmica de crescimento, com o volume de negócios a atingir 476 milhões no quarto trimestre, mais 18% do que entre julho e setembro e mais 40% do que no mesmo período de 2020. O EBITDA totalizou 109 milhões e o resultado líquido foi de 57 milhões.

A Navigator salienta o forte crescimento dos preços da pasta (68% face ao quarto trimestre de 2020) e do índice de preços do papel na Europa. Este período ficou ainda marcado pelo lançamento da marca de packaging gKraft, que em 2021 registou vendas superiores a 40 milhões de euros.

(Notícia atualizada às 18h com informação sobre a distribuição adicional de dividendos)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros da Navigator crescem 57% apesar do aumento de custos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião