Votaram mais emigrantes nestas eleições, antecipa CNE

O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições, João Tiago Machado, adianta que os números indicam que os emigrantes votaram mais nestas eleições, em comparação com as de 2019.

Os votos dos emigrantes portugueses do círculo da Europa e do círculo de Fora da Europa estão a ser contados esta quarta-feira, mas o processo deverá demorar várias horas. Os resultados finais só deverão ser conhecidos de madrugada ou na manhã desta quinta-feira, indicou o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), assinalando que os números já mostram que a mobilização dos emigrantes foi superior nestas eleições face a 2019.

Em declarações à RTP3, João Tiago Machado reconheceu que era “muito difícil” neste momento fazer previsões sobre a hora em que a contagem dos votos vai terminar. Além de contarem os votos que já chegaram, as equipas esperam ainda pelo correio desta tarde, cujo volume é uma “incógnita”, pelo que poderá trazer um número significativo de votos, tal como aconteceu em 2019.

O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições notou que, até ao momento, os números apontam para uma “maior afluência” por parte dos emigrantes portugueses, os quais elegem quatro deputados, dois por cada círculo. Para já, os números são “provisórios”, sublinhou, mas apontam para mais 100 mil votos face a 2019, ano em que votaram 158.252 de um total de 1.466.754 eleitores elegíveis. Nesse ano foram atribuídos dois deputados ao PSD e dois deputados ao PS, como se prevê que volte a acontecer em 2022.

Nesta contagem, pode repetir-se o que aconteceu em outubro de 2019 quando os trabalhadores entraram pela madrugada e o edital com os resultados finais só foi publicado entre as 8h e as 9h da manhã do dia seguinte.

Contudo, a publicação dos resultados em Diário da República pode demorar mais tempo uma vez que já se sabe que o PSD vai contestar a contagem de votos dos emigrantes por a validação de votos estar a ser feita sem ser acompanhado de cópia do cartão de cidadão. “Em última análise, na próxima terça-feira haverá os resultados finais” e que poderão ser publicados em Diário da República, explicou o porta-voz da CNE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Votaram mais emigrantes nestas eleições, antecipa CNE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião