Comissão Europeia anuncia investimentos de 1.600 milhões de euros em Marrocos

  • Lusa
  • 9 Fevereiro 2022

Ursula von der Leyen quer "desenvolver a cooperação verde entre Marrocos e a União Europeia", no primeiro projeto com um país parceiro.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou esta quarta-feira a partir da capital de Marrocos, Rabat, investimentos na ordem dos 1.600 milhões de euros, em subsídios, neste país do Magrebe, até 2027. “Estamos a trabalhar para desenvolver a cooperação verde entre Marrocos e a União Europeia (UE). É o primeiro (projeto) que realizamos com um país parceiro e que nos permitirá abordar conjuntamente o desenvolvimento da nossa energia verde”, disse von der Leyen.

A presidente da Comissão Europeia chegou na terça-feira à noite ao aeroporto de Rabat, na sua primeira visita a Marrocos, onde foi recebida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Naser Burita, tendo reunido esta manhã com o primeiro-ministro, Aziz Ajanuch. Numa mensagem publicada na rede social Twitter, von der Leyen anunciou o investimento de 1.600 milhões de euros em Marrocos, valor que corresponde a subsídios do programa “Global Gateway” lançado pela Comissão Europeia.

Este programa promove projetos nos setores digital, energia e transportes, bem como visa fortalecer os sistemas de saúde, educação e investigação em todo o mundo. Na mensagem no Twitter, von der Leyen afirma que se trata de uma “grande oportunidade para a transição verde e digital” em Marrocos.

Marrocos é um país com o qual construímos uma cooperação estratégica estreita e sólida”, explicou von der Leyen, que destacou os laços históricos com o país do Magrebe, o primeiro parceiro económico da UE no continente africano.

O primeiro-ministro marroquino salientou, por sua vez, que o seu país é “um parceiro estratégico da União Europeia” e afirmou que ambas as partes vão trabalhar em conjunto “para reforçar esta relação”. Não ficou claro se as duas partes abordaram questões delicadas que marcam o relacionamento bilateral, como os acordos agrícolas e de pesca (anulados em setembro passado pela Justiça europeia, por abranger o Saara Ocidental), a gestão das migrações irregulares ou a situação nos enclaves espanhóis de Ceuta e Melilla, localizados no norte de África.

Durante a crise diplomática entre Marrocos e Espanha, em maio de 2021, von der Leyen assegurou que “as fronteiras de Espanha são as fronteiras da União Europeia”. Sobre a questão migratória, o chefe da diplomacia marroquina pediu, em 28 de janeiro, que a União Europeia “dissipe mal-entendidos”, para fortalecer a cooperação com o continente europeu.

Depois de Rabat, a próxima etapa de von der Leyen é o Senegal, onde passará dois dias a preparar a cimeira UE-União Africana, reunião prevista para os dias 17 e 18 deste mês.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissão Europeia anuncia investimentos de 1.600 milhões de euros em Marrocos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião