Macron acelera planos para novas centrais nucleares

Após anunciar em 2021 o apoio do Estado à construção de novas centrais nucleares, Macron vai anunciar os planos detalhados da sua construção de modo a atingir a neutralidade carbónica em até 2050.

O presidente francês, Emmanuel Macron, irá apresentar planos para a construção de novas centrais nucleares esta quinta-feira, no âmbito da meta para a neutralidade carbónica até 2050, avançou a Bloomberg (acesso condicionado / conteúdo em inglês).

Fontes oficiais sublinharam que o país irá precisar de substituir algumas das suas antigas centrais nucleares a partir de 2035, já que o corte da energia proveniente de combustíveis fósseis irá provocar um aumento da procura. Macron irá ainda sublinhar a necessidade de acelerar a produção de energia eólica e solar a curto prazo, bem como intensificar os esforços para a redução do consumo de energia.

Em novembro de 2021, Macron já tinha anunciado o apoio do Estado na construção de novas centrais nucleares de terceira geração, como forma de alcançar a neutralidade carbónica em 2050. No mês anterior, o presidente francês divulgou ainda um orçamento de mil milhões de euros até 2030 em “inovação disruptiva” para a produção de energia atómica.

Dada a dimensão do projeto, serão exigidas ao Governo francês tanto garantias como contribuições para a construção das centrais nucleares, avançaram as fontes sob a condição de anonimato.

Além da atual crise energética que se faz sentir por toda a Europa, a crise energética francesa foi ainda agravada por problemas técnicos em algumas das centrais nucleares da Électricité de France (EDF), detida pelo Estado francês.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Macron acelera planos para novas centrais nucleares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião