Wall Street fecha semana em queda face a escalada da tensão nas fronteiras da Ucrânia
As ações de Wall Street caíram na sessão desta sexta-feira, à medida que se agravam as tensões entre o Ocidente e a Rússia diante da tensão militar na fronteira com a Ucrânia.
Depois de terem iniciado a última sessão da semana acima da linha de água, os principais índices dos mercados norte-americanos encerraram o dia em terreno negativo, com o tecnológico Nasdaq a registar as maiores perdas. Os investidores estão receosos com o agravamento da tensão entre a Rússia e a Ucrânia – e, consequentemente, com o Ocidente.
Enquanto o índice de referência S&P 500 fechou a desvalorizar 1,83%, para 4.421,78 pontos, o industrial Dow Jones caiu 1,37%, para 34.759,27 pontos e o tecnológico Nasdaq perdeu 2,62%, para 13.813,76 pontos. A Apple, a Amazon e a Microsoft foram das cotadas que mais pesaram.
Além do aviso de Washington de que a Rússia terá reunido tropas suficientes junto à fronteira com a Ucrânia para iniciar um ataque militar nos próximos, as quedas em Wall Street devem-se ainda à preocupação com a inflação e o consequente aumento das taxas de juro pela Reserva Federal dos EUA. A inflação de janeiro fixou-se em 7,5%, mais do que os mercados esperavam.
“Só temos de esperar para ver como isto se desenrola durante o fim de semana e se a liderança internacional consegue ou não restringir a situação”, disse Thomas Hayes, gerente da Great Hill Capital em Nova Iorque, citado pela agência Reuters. “Caso contrário, então as consequências podem ser materiais, e é com isso que os mercados estão preocupados”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Wall Street fecha semana em queda face a escalada da tensão nas fronteiras da Ucrânia
{{ noCommentsLabel }}