Brexit “empurra” irlandeses para Portugal

Metalurgia está a atrair a atenção de investidores internacionais. Para além dos franceses que se instalam em Portugal devido à atractividade fiscal, o Brexit põe Portugal na mira dos irlandeses.

A indústria campeã nacional das exportações tem vindo nos últimos anos a atrair investimento estrangeiro. Primeiro foram os franceses — devido à atratividade fiscal — agora é a vez dos irlandeses a estarem de olho em Portugal. Brexit poderá estar a dar uma ajuda.

Gonçalo Lobo Xavier, assessor da direção da AIMMAP, adianta em declarações ao ECO que “estamos a assistir a um fenómeno interessante, não podemos dizer que seja um efeito do Brexit, mas o que constatamos é que estão a aparecer empresas irlandesas com negócios no Reino Unido”.

"Muitas destas empresas querem fazer parcerias com empresas portuguesas de modo a levarem por diante as grandes infraestruturas que têm pela frente, um interesse que surge essencialmente por Portugal ter bons players na área das estruturas metálicas.”

Gonçalo Lobo Xavier

Assessor da direção da AIMMAP

Lobo Xavier explica que “muitas destas empresas querem fazer parcerias com empresas portuguesas de modo a levarem por diante as grandes infraestruturas que têm pela frente, um interesse que surge essencialmente por Portugal ter bons players na área das estruturas metálicas”.

De resto, a Irlanda está ainda a captar a atenção das empresas portuguesas, tanto que a AIMMAP vai já na terceira missão para aquele mercado.

Estes movimentos acontecem numa altura em que os indianos da Sakhti, que já tinham uma empresa na Maia, investiram mais 37,5 milhões de euros para produzir peças metálicas para automóveis.

Gonçalo Lobo Xavier adianta ainda que “há já muitas empresas francesas que devido à atratividade fiscal se estão a deslocalizar para Portugal, nomeadamente para a cidade da Maia e também devido à qualidade da nossa mão-de-obra”.

A AIMMAP não tem contudo dados para apresentar sobre estes investimentos estrangeiros mais recentes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brexit “empurra” irlandeses para Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião