BRANDS' CAPITAL VERDE BCP é (mais uma vez) o único banco português no Bloomberg Gender-Equality Index

  • Capital Verde + Millennium bcp
  • 23 Fevereiro 2022

O Millennium bcp integra, pelo terceiro ano consecutivo, o Bloomberg Genter Equality-Index, sendo uma das sete empresas portuguesas a figurar no ranking. O que está por trás desta classificação?

O Millennium bcp é o único banco português a integrar o Bloomberg Gender-Equality Index, um ranking que inclui 418 empresas transversais a 50 setores e 45 países e regiões que se destacam pela implementação de políticas e práticas de igualdade de género, diversidade e inclusão. Este é o terceiro ano consecutivo que o banco faz parte do ranking, tendo melhorado a sua avaliação global de 77,79% (em 2020) para 80,76%.

“Sermos referenciados à escala global numa matéria tão relevante é um orgulho para os profissionais do Millennium bcp e constitui um claro sinal do empenho do banco em criar uma cultura empresarial que promove a igualdade de oportunidades, premeia o mérito e a qualidade do trabalho em equipa“, refere Miguel Maya, presidente da Comissão Executiva do Millennium bcp, em comunicado.

Apenas oito empresas portuguesas fazem parte deste ranking da Bloomberg.

A igualdade de género é um dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas, que estabelece como prioridades “acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres”, “garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança de todos os níveis de tomada de decisão na vida política, económica e pública” e “adotar e fortalecer políticas sólidas e legislação aplicável para a promoção da igualdade de género e o empoderamento de todas as mulheres e meninas em todos os níveis”, entre outras.

Uma organização que valoriza a diversidade e a equidade de condições independentemente de género, raça, religião ou orientação sexual, está seguramente melhor preparada para interpretar novos contextos e desafios, bem como para respeitar e corresponder às necessidades dos clientes num mundo complexo, global e diverso

Miguel Maya

Presidente do Comissão Executiva do Millennium bcp

Os números atuais

Numa análise realizada até 31 de outubro de 2021, o Millennium bcp dá conta de ter no total 56% de homens, contra 44% de mulheres. Em cargos de liderança, apesar de persistir uma maior disparidade de género, o gap tem vindo a estreitar-se progressivamente, com 30% das mulheres a assumir funções de liderança. Já nas admissões, ao longo do ano de 2021 (até outubro), 52% recaíram sobre colaboradores femininos, contra 48% masculinos.

Distribuição dos colaboradores por género.
Distribuição por género em funções de liderança e admissões gerais.
A evolução da paridade de género desde 2014 até 2021 (janeiro-outubro).
A representatividade das mulheres nos cargos de liderança tem evoluído nos últimos anos.

Como é que o Millennium bcp chegou até aqui?

Ao longo dos últimos anos, o grupo tem atualizado a evolução dos principais indicadores relativos à igualdade de género nos seus planos anuais, que incluem ações concretas em diferentes áreas de promoção da igualdade de género, diversidade e inclusão.

Além da valorização das competências genéricas e específicas, o banco português identifica de forma justa, e exclusivamente com base no mérito, os colaboradores com potencial e talento para assumir funções de responsabilidade e complexidade acrescidas. Promove ainda medidas específicas para a valorização do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, de que são exemplos o subsídio de apoio à natalidade (800 euros líquidos), o subsídio infantil mensal e um subsídio de estudo trimestral, cobrindo todos os níveis de ensino.

Para 2022, foram delineadas iniciativas em seis grandes eixos de atuação, no âmbito do compromisso do Millennium bcp com a diversidade e igualdade de género:

  • Compromisso da gestão de topo com a diversidade e igualdade de género: o banco renovou para o biénio 2021/2022 a sua participação nas atividades do iGen-Fórum das Organizações para a Igualdade de Género, promovido pelo CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, integrando uma das task forces criadas, com o compromisso de desenvolver iniciativas sobre o tema: Medidas de Igualdade de Género;
  • Indicadores de gestão monitorizados regularmente;
  • Aplicação rigorosa da Política de Remunerações e Promoções;
  • Maior participação do género menos representado nos programas de desenvolvimento de competências de Liderança;
  • Admissão de novos colaboradores com critérios de diversidade de género e igualdade salarial;
  • Apoios work-life balance

Todas as medidas e ações concretas podem ser consultadas no Plano para a Igualdade de Género 2022 do Millennium bcp, o qual abrange todas as empresas do grupo que atuam em Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP é (mais uma vez) o único banco português no Bloomberg Gender-Equality Index

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião