Eco do dinheiro. Como a tensão na Ucrânia mexe com o seu bolso

Receio de um ataque à Ucrânia está a aumentar o preço das matérias-primas energéticas. Subidas já se fazem sentir nos postos de abastecimento e podem chegar ao preço da eletricidade.

  • O receio de um ataque está a provocar fortes oscilações nos mercados, que acabam por ter impacto no bolso dos investidores e dos consumidores. Veja o vídeo:

O fim de semana foi marcado por um aumento da tensão na ameaça russa à Ucrânia, com os Estados Unidos a alertarem para a possibilidade de uma invasão do país a qualquer momento.

Segunda-feira mostrou bem o que espera o mercado acionista se a invasão se consumar, com o dia a ser marcado por quedas pronunciadas nas bolsas europeias, a que a praça portuguesa não escapou.

Para os consumidores, esta crise já está a representar custos mais elevados. O preço dos combustíveis tem vindo a aumentar nas bombas — ainda esta semana subiram mais um cêntimo — mas esta tendência não deverá ficar por aqui.

O petróleo subiu para um novo máximo em mais de sete anos, acima dos 96 dólares por barril. Cada vez mais analistas consideram inevitável que a cotação chegue aos 100 dólares a breve trecho.

O petróleo não é sequer a matéria-prima energética que mais sobe. O gás natural aumentou mais de 10% na Europa, impulsionando também os custos da eletricidade.

A energia mais cara acaba por encarecer a generalidade dos outros bens, alimentando a subida da inflação. O que, por sua vez, pode traduzir-se em taxas de juro mais elevadas no futuro e menos crescimento económico.

A Rússia insiste que quer manter a via diplomática, mas com a concentração de tropas junto à fronteira da Ucrânia a aumentar, as reais intenções de Putin são difíceis de descortinar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eco do dinheiro. Como a tensão na Ucrânia mexe com o seu bolso

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião