Preços da eletricidade e gás natural disparam na Europa com tensão na Ucrânia

Tensões na Ucrânia fazem aumentar riscos de um agravamento da crise energética na Europa, que tem a Rússia como principal fonte de gás natural.

Os preços do gás natural e da eletricidade na Europa subiram mais de 10%, depois de os Estados Unidos alertarem que a Rússia poderá em breve invadir a Ucrânia ou tentar desencadear um conflito, avança a Bloomberg (acesso pago).

A escalada nas tensões entre os dois países acarreta o risco de agravamento da crise energética no continente europeu, visto que a Rússia é a principal fornecedora de gás natural da Europa, com cerca de um terço das exportações a fluir através de gasodutos que atravessam território ucraniano. Além disso, as reservas na Europa já estão com níveis reduzidos, com preços cinco vezes mais altos do que o normal para esta época do ano.

“O foco imediato está no potencial de uma interrupção no fornecimento de energia da Rússia para a Europa, o que seria muito difícil de lidar e poderia criar uma verdadeira escassez de energia mesmo além do desafio que já estamos a ver”, apontou Jason Bordoff, diretor do Centro de Política Energética Global da Universidade de Columbia, citado pela agência. No entanto, a crise nestes preços tinha já começado antes desta situação.

Os preços de referência do gás europeu subiram 14%, para 88 euros por MWh, o mais alto para este tipo de contrato desde 31 de janeiro. A eletricidade alemã para março subiu 11%, para 177 euros por MWh.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços da eletricidade e gás natural disparam na Europa com tensão na Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião