Fundação José Neves reforça promoção do bem-estar. Lança guia para desenvolvimento pessoal

Em Portugal, uma em cada cinco pessoas sofre de uma perturbação mental, sendo a ansiedade e a depressão as mais frequentes. A FJN pretende combater esta realidade através da promoção do bem-estar.

A Fundação José Neves (FJN) lançou um novo guia dirigido para os portugueses que querem cuidar do seu bem-estar e saúde mental. O “Guia para o desenvolvimento pessoal: como investires no teu bem-estar?” promete apoiar na promoção da saúde mental através de um conjunto de exercícios e estratégias que visam ajudar as pessoas a lidar com as suas emoções de uma forma saudável. Em Portugal, uma em cada cinco pessoas sofre de uma perturbação mental, sendo a ansiedade e a depressão as perturbações com maior incidência.

“Vivemos num mundo em que ter ‘mais’ parece ser o melhor para o nosso futuro. Trabalhar mais, esforçarmo-nos mais, termos mais. Muitos destes pensamentos e comportamentos são potenciados por uma realidade pessoal e profissional cada vez mais exigente e individualista. No entanto, às vezes é preciso reajustar a forma como olhamos a realidade dos dias de hoje e determinar o que é realmente importante para nós”, começa por dizer Carlos Oliveira, presidente executivo da FJN.

“Este guia é um contributo da Fundação José Neves para a sociedade portuguesa, para nos ajudar a todos a priorizar o bem-estar e reforçar a saúde mental como base para nos sentirmos completos”, continua, citado em comunicado.

Carlos Oliveira, presidente executivo da Fundação José Neves.Ricardo Castelo

A ideia é que as pessoas possam recorrer ao guia sempre que precisarem, dispondo de um conjunto de ferramentas comprovadamente eficazes em muitos aspetos das suas vidas — nas relações pessoais, no emprego, na escola e na formação individual — que ajudam a identificar as emoções, a refletir sobre os pensamentos e comportamentos, bem com a perceber se as estratégias utilizadas para lidar com os desafios diários está a ajudar ou a piorar as situações com que nos deparamos.

O guia, que é mais uma aposta da FJN na promoção do bem-estar pessoal e complementa a app 29K FJN, nasce em parceria com a Escola de Medicina da Universidade do Minho na sequência da incidência crescente das doenças mentais em Portugal e no mundo.

Cerca de 20% da população mundial vive com problemas de saúde mental, sendo a ansiedade e a depressão as perturbações com maior incidência em Portugal e a nível global. O nosso país é ainda o segundo da Europa com maior prevalência de doenças psiquiátricas. Um em cada cinco portugueses sofre de uma perturbação mental. Aliás, este é mesmo o segundo tipo de doenças mais registado (12%) em Portugal, apenas ultrapassado pelas doenças cardiovasculares (14%), aponta a FJN.

Seis recomendações essenciais

  1. Não há saúde sem saúde mental;
  2. Aceitar o bem-estar como um processo dinâmico (bem-estar individual, familiar, comunitário e social);
  3. Identificar as emoções;
  4. Dar uma volta aos pensamentos;
  5. Procurar as melhores estratégias para lidar com o que nos perturba;
  6. Focarmo-nos no caminho.

Consulte o guia, totalmente gratuito e em português, aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundação José Neves reforça promoção do bem-estar. Lança guia para desenvolvimento pessoal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião